Nenhuma das teles móveis cumpriu metas de qualidade de rede

Como nenhuma operadora móvel - Vivo, Claro, TIM, Oi, CTBC e Sercomtel - atingiu as metas de qualidade de rede determinadas pela Anatel, a agência determinou, por meio de Despachos Decisórios, publicados no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, 29/04, que as teles melhorem seus indicadores de qualidade de rede em todos os municípios brasileiros.

Os dados da Anatel mostram, por exemplo, que a Vivo foi a empresa que apresentou um crescimento significativo nas reclamações passando de 27,6 para 35,9, um acréscimo de 30%. As rivais Claro, Oi e TIM têm mais reclamações, mas no período da análise registraram uma queda no percentual, respectivamente, 25%, 24% e 41%.

A determinação exige que as teles estabeleçam prazos para que os resultados dos indicadores de Acesso às Redes de Voz e de Dados sejam superiores a 85% e os dos indicadores de Queda de Voz e de Dados sejam inferiores a 5%.

Segundo os dados da agência reguladora, em relação à avaliação dos indicadores de qualidade - acesso e queda das redes de voz e dados - o cumprimento foi de 93,1% pela Claro; 86,1% pela TIM; 83,5% pela Vivo; 78,1% pela Oi; 69,4% pela CTBC e 37,5% pela Sercomtel. As medições realizadas pela Anatel em fevereiro de 2015 mostram que a Claro cumpriu 93,7%; a TIM cumpriu 90,1%; a Oi 86,1%; a Vivo 83,8%; a CTBC, 63,9% e a Sercomtel 50,0%.

Em relação ao número total de reclamações registradas na Anatel, houve uma redução de 9%. As reclamações relativas às redes registraram decréscimo de 25%. O quadro a seguir resume os resultados no início e no final do plano, por operadora. Os Despachos se aplicam àqueles municípios em que pelo menos um indicador esteja em desconformidade com estes parâmetros, para atendimento nos seguintes prazos:

· Em até seis meses, para os municípios atendidos exclusivamente por uma operadora (atualmente 329 municípios);

· Em até nove meses, para os municípios atendidos por duas operadoras (atualmente 247 municípios);

· Em até 15 meses, para os demais municípios (atualmente 1.132 municípios).

As operadoras também deverão apresentar, no prazo de 60 dias, plano para envio de SMS aos usuários para informá-los sobre o ranking de qualidade de rede disponibilizado pela Agência desde 2013 para todos os 5.570 municípios na página www.anatel.gov.br e no aplicativo "Anatel Serviço Móvel" para iOS, Android e Windows Phone.

No aplicativo os usuários podem obter informações sobre a quantidade, geolocalização e tecnologia (2G, 3G e 4G) das estações rádio base (antenas). Os dados são obtidos e consolidados pelas equipes de fiscalização da Agência, que os coletam de todas as estações de todos os municípios brasileiros.

*Com informações da Anatel

Site: Convergência Digital
Data: 29/04/2015
Hora: ------
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.b...id=39470&sid=8