São José dos Campos reduz criminalidade com estratégia de TI

Cada vez que os serviços de segurança ou emergência são discados na cidade de São José dos Campos (SP) o município está pronto para agir e prover os serviços necessários à população. Seja um incêndio, acidente de trânsito ou crime, o cidadão que ligar receberá atendimento rápido e mais assertivo.

Para poder cumprir com os tempos de resposta exigidos e lidar com todos os tipos de situações complexas, a prefeitura adotou um sistema de resposta de emergência desenvolvido pela Ericsson.

O projeto inclui um acordo de serviços gerenciados para apoiar e administrar a plataforma no Centro de Operações Integradas com 500 câmeras conectadas, 160 quilômetros de cabos de fibra ótica e integração de softwares que conectam os equipamentos usadas para o monitoramento 24 horas por dia.

Esse é o primeiro contrato da provedora para gerenciamento de serviços no setor de segurança pública na América Latina. A solução integra sistemas de comunicação de telefone, rádio, dados, vídeo e imagem.

Desde 2012, quando o município começou seu projeto de Cidade Inteligente, o número de eventos tratados pelo Centro aumentou 15,5%, contribuindo efetivamente para a proteção de pessoas e prédios públicos em tempo real. O número de incidentes registrados vem caindo, de 1.335 em 2013 para 1.542, no ano seguinte.

Dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que, depois do investimento do município em equipamentos de comunicação para segurança, a taxa de homicídios caiu de 10,21 para 8,29 para cada 100 mil habitantes.

O Centro da cidade gerenciou 50 mil ocorrências no ano passado que foram informadas por telefone ou monitoradas por oficiais dentro do centro. Esses eventos vão de simples investigações de pessoa desprotegida, infrações administrativas, incêndios, acidentes até crimes contra a vida e a propriedade.



Site: Computerworld
Data: 11/05/2015
Hora: 8h37
Seção: Governo
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/sao-jose...trategia-de-ti