Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Procurando...
    Posts
    4,106

    Os benefícios ecológicos do home office

    Os benefícios ecológicos do home office


    Por Kornelius Brunner*

    Comemorado todos os anos, desde 1972, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é significativo para a ONU, por meio do qual ela convoca ações globais no intuito de salvar nosso planeta. Este ano, o tema é Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado, que chama a atenção sobre como o bem-estar da humanidade, o meio ambiente e, em última análise, a economia dependem da gestão responsável dos recursos naturais da Terra. A ONU também ressalta que as empresas podem ajudar a reduzir nosso impacto ambiental ao implementar medidas mais eficientes nos escritórios, promovendo o deslocamento responsável e a eliminação de resíduos. Isto chama a atenção para a necessidade das empresas de apoiar iniciativas como o home office.

    Não há como negar que ele ajuda no aumento da produtividade, porque os estudos têm provado que um funcionário que mantém o equilíbrio entre o trabalho e uma vida saudável possui um alto nível de satisfação e é muito produtivo. Outra vantagem está no fato de que, dessa forma, ele ajuda as empresas a economizar dinheiro com a redução de custos, além de aumentar a eficiência gerada pela economia de tempo. O home office também traz vantagens sob o ponto de vista ecológico, resultantes do corte de horas de deslocamento, reduzindo, assim, as emissões de gases que causam o efeito estufa. Graças a essa iniciativa, é possível diminuir o número de viagens ao trabalho e, assim, reduzir a poluição, os gastos de energia e o desperdício de papel.

    Menos deslocamento

    De acordo com um estudo divulgado em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho em uma cidade como São Paulo, por exemplo, costuma ser de 42 minutos, em média. Com isso, o tráfego torna-se a principal causa da poluição. Por isso, segundo dados da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, todos os anos, cerca de 7 mil pessoas morrem prematuramente na cidade em decorrência de problemas respiratórios causados pela poluição atmosférica. Pois graças a iniciativas como o home office, é possível reduzir a quantidade de horas usadas no deslocamento até a empresa e das horas de voo associadas ao trabalho.

    Menos passageiros significa menos congestionamentos e menos acidentes, o que também significa menos poluentes e melhora na qualidade do ar. Com um software de compartilhamento remoto e seguro, a colaboração online está habilitada para qualquer dispositivo. Os funcionários podem chegar de qualquer lugar e acessar seus computadores do escritório para compartilhar arquivos, trabalhar e salvar documentos como se estivessem sentados em frente às suas máquinas. O resultado disso é menos emissão de carbono, ao mesmo tempo em que o home office garante a estabilidade ambiental.

    Menos consumo de energia

    Na Espanha, por exemplo, o estudo Efficient Energy among SMEs, de 2015, aponta que as pequenas e médias empresas daquele país poderiam economizar até 25,9% ao adotar medidas com foco na eficiência energética. Já faz muito tempo desde que ficou estabelecido que a taxa de consumo de energia dos escritórios equivale ao dobro do consumo dos equipamentos usados no home office. Os funcionários podem, portanto, trabalhar de suas próprias casas.

    Para as empresas, isso se traduz em menos espaço de trabalho e armazenamento. Em outras palavras, com mais pessoas em casa, as empresas podem economizar dinheiro com aluguel de salas e, assim, diminuir seu uso da energia. Isso significa que elas podem preservar muita área verde e, ao agirem assim, aumentam seu compromisso de responsabilidade social corporativa. E os funcionários também podem fazer algo pelo meio ambiente.

    Menos papel e menos armazenamento

    Os adeptos do home office usam menos papel e preferem opções digitais, como o PDF e outros documentos eletrônicos. Menos uso de papel significa menos espaço de armazenamento, que também se resume à redução da necessidade de construção de outros espaços físicos para esta finalidade. As novas tecnologias de armazenamento em nuvem também servem de grande ajuda para trabalhadores com esse perfil, permitindo que reduzam suas necessidades por mais espaço.

    De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep), o consumo de energia dos setores de transporte e serviços está aumentando de forma global. Em grande parte, isso acontece devido ao aumento das viagens e do transporte de cargas. O ano de 2050, quando a população mundial deverá atingir 9,6 bilhões de pessoas, está se aproximando do nosso planeta. Segundo a Unep, se continuarmos a manter os atuais padrões de produção e consumo, vamos precisar de três planetas para sustentar nosso estilo de vida. Com o home office, empresas e funcionários têm um caminho por meio do qual podem ajudar a salvar nosso planeta.

    *Kornelius Brunner é diretor de Gerenciamento de Produtos da TeamViewer.

    Site: Canaltech
    Data: 08/06/2015
    Hora: 10h51
    Seção: Mercado
    Autor: Kornelius Brunner
    Link: http://corporate.canaltech.com.br/no...-office-42865/
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

  2. #2
    Membro
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Posts
    11
    Esses pontos são interessantes. Espero que o home office seja cada vez mais incentivado.
    Amanah Tech Inc.
    Primeiro Provedor Canadense de Servidores Dedicados 100TB e Colocation 100TB.
    Email: sales@amanah.com | Skype: amanah.sales | +1 416 603 9825
    http://www.amanah.com

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •