Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Wink Datacenter TIER II

Eu tenho várias dúvidas sobre esse assunto e possuir um datacenter (mesmo que seja com apenas 50 servidores) é meu sonho!
    Sei que temos vários experts no assunto aqui, então gostaria de propor que discutíssemos neste tópico, o que é necessário para "fazer" um datacenter TIER II no Brasil.
    Só vamos excluir aí o "raised floor" pois pra isso seria necessário a construção do prédio.

Vamos pensar mais simples, meio que fundo de quintal (quartinho dos fundos nesse caso huahuahuahua).

Pra começar a empresa precisa de uma licença SVA (Serviço de Valor Adicionado) pra poder oferecer serviços de data center, certo?!
    Registro de AS number, isso eu sei que precisa pra poder ter uma subnet de IPs.

Vamos falar sobre hardware, o que seria necessário?!
    No breaks de qualidade e gerador. O gerador liga sozinho se acabar a energia?!

Acho que pra alguém começar um datacenter o maior problema que vai enfrentar é o preço do link dedicado, esse desanima qualquer um!!

Vamos "planejar" um datacenter barato e de qualidade?! xD

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    "barato e de qualidade" fica tão longe conseguir isso no Brasil quanto o B e o Q no alfabeto.
    Tasso M.

@tassomanoel

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Acredito que para se ter um datacenter, por menor que seja, tem que ter algumas coisas bem importantes e imprescindíveis:

- Link de qualidade, que no Brasil é difícil;
    - Energia elétrica adequada, ou seja, ligar para a concessionária e adequar para o consumo que terá;
    - Bom sistema de ar condicionado principal, e um sistema reserva caso o principal falhe;
    - Cabos de rede e conectores de qualidade, muito bem feitos e organizados, pois mesmo que não seja um prédio/local feito para isso, organização é o primeiro passo para evitar problemas;
    - Sistema de nobreaks e geradores, apesar que para quem está iniciando e terá até 50 servidores, o gerador seria luxo;
    - Tomadas elétricas e sua fiação dimensionada corretamente e muito bem instalada e organizada;
    - Servidores em gabinete torre, no início não vejo necessidade de investir em racks;
    - Bons roteadores;
    - Mão-de-obra eficiente e que vista a camisa da empresa;
    - A cara e a coragem!

Acredito que montar uma estrutura assim não fique cara, tirando o preço do link, principalmente se você tiver conhecimento em alguma área, como o meu caso que tenho muita experiência em cabeamentos de redes. Mas por causa do preço do link acho que seria mais barato você alugar uma gaiola num datacenter nos EUA.

Thumbs down Link MESMO!

Citação Postado originalmente por Maunose Ver Post
    Eu tenho várias dúvidas sobre esse assunto e possuir um datacenter (mesmo que seja com apenas 50 servidores) é meu sonho!
    Sei que temos vários experts no assunto aqui, então gostaria de propor que discutíssemos neste tópico, o que é necessário para "fazer" um datacenter TIER II no Brasil.
    Só vamos excluir aí o "raised floor" pois pra isso seria necessário a construção do prédio.

Vamos pensar mais simples, meio que fundo de quintal (quartinho dos fundos nesse caso huahuahuahua).

Pra começar a empresa precisa de uma licença SVA (Serviço de Valor Adicionado) pra poder oferecer serviços de data center, certo?!
    Registro de AS number, isso eu sei que precisa pra poder ter uma subnet de IPs.

Vamos falar sobre hardware, o que seria necessário?!
    No breaks de qualidade e gerador. O gerador liga sozinho se acabar a energia?!

Acho que pra alguém começar um datacenter o maior problema que vai enfrentar é o preço do link dedicado, esse desanima qualquer um!!

Vamos "planejar" um datacenter barato e de qualidade?! xD

INFELIZMENTE no Brasil o problema é link. Mesmo que você compre um range de ips enorme, link enorme, ainda assim sai caro!
    Alguém viu o downtime da INTELIG?
    Pois é, achar qualidade a baixo custo no Brasil é falso! (Ou será que ninguém viu que a Welterserver parou os dedicados no Brasil justamente por causa de fornecimento de link e afins?)
    É difícil, Brasil "é um país de todos" só no texto, mas na prática ainda acham que somos burros de carga e que só trabalhamos com serviço pesado de cabo! (não que os trabalhadores braçais não sejam merecedores de honra).

É osso!

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    O downtime da Intelig foi no nordeste. Se voce tem um AS, nao depende de uma unica operadora e se voce é um datacenter, tem o dever de ter um link reserva com outra operadora, que de preferencia, nao faça swap das mesmas fibras com a operadora principal. Assim, se a principal cair, a operadora-backup permanece up.

Junto disso, existem contratos de link que preveem anel e outros nao (mais baratos, porem sem redundancia)

50 servidores em torre? Vai comer muito espaço. Se voce quer algo pequeno e enxuto, pensa em 5 racks com 10 servidores cada, 3 aparelhos de 24 mil btus dos de parede mesmo, 3 nobreaks de 10 kva ligados em 2n + 1 e um gerador a diesel de 30 kva para garantir, pois as baterias vao custar mais caro que o gerador se voce colocar na ponta do lapis.

Nao existe licença de SVA. O maximo que vai acontecer é o CREA bater na sua porta pedindo um engenheiro para assinar a responsabilidade tecnica pelo teu datacenter.

Quando voce terminar de montar o teu IDC, vai descobrir que sairia muito mais barato alugar um rack na Matrix em Sao Paulo por 1700 reais o KVA, comprando link de qualquer um dos partipcipantes do PTT-Metro de SP a um bom preço.
    KingHost [ kingho.st ]
    Giga Internet [ giga.com.br ]
    █ Hosting, Datacenter e Operadoras

Rack é mais organizado, ocupa menos espaço, mas tem um custo bem maior.
    Um gabinete ATX custa 100.. 150 reais, um gabinete 2U custa 600.. 700...
    Sem contar no preço do Rack em si.
    Um rack de 24U fechado não sei por menos de 1500 reais.

1700 reais o KVA mais link? o.O
    Se você tiver sua estrutura, você vai pagar uns 400 reais pelo kW (1kVA não da 1kW)

O problema é o estrutura uhaeUHAEUHAEUHAe
    Gerador de 20kVA = 25 mil reais
    No-Break APC de 20kVA = 22 mil reais
    3x Ar condicionado de 24,000 BTU = 7 mil reais
    Racks = 5~10 mil reais

Ainda não qro entrar no Hardware, mas eu acho que o mínimo é:
    2 Edge Routers (Acho que Vyatta serve nesse caso)
    1 Switch pra cada rack (pra não ficar aquele bolo de cabos de um rack pro outro)

Tem muita coisa, e nesse tópico eu queria que fosse listado tudo que a gente sabe sobre isso, fazer um projeto de um datacenter "caseiro" com um certo nível de qualidade.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    1700 reais por 1kVA? Quantos servidores rack daria para usar?

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    como dito pelo JulianoP, voce já considerou alugar um rack dentro de um IDC?

Alugar espaço num datacenter não vai ter graça huahuahuahua

Isso é meio que um estudo sobre o assunto, mais por curiosidade mesmo. Até porque os +- 200 mil reais que precisa pra começar um datacerterzinho eu não vou ter antes de 2 anos =(

Sobre a quantidade de servidores em 1kVA, vai depender dos servidores... entre 5 e 8 servidores da pra ligar, se for ATOM liga uns 10 ou mais.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Em 1kVA/1KW (vamos trabalhar com fontes decentes 80+ com 94-98% de eficiência, e não estas xing-ling que vendem na Santa Ifigênia/Av. Central, logo, 1kVA = 1kW nestas condições): Atom dá pra ligar em torno de uns 20-25. Um Xeon 3400 ou E3-xxxx monoprocessado dá pra ligar 8. Um Dual Xeon E55xx/E56xx /E7-xxxx dá pra ligar 4. Se for máquina velha, tem uns 50% a menos (come 50% mais de energia). Máquina desktop (AMDs de 125W só o processador) uns 20% a menos.

As baterias de nobreak custam caro e têm de ser trocadas todo ano (e para trocá-las, você tem de ter redundância ou de no-break ou rodar no gerador (e para isso tem que comprar um ATS também)). E você tem de dar nobreak para o ar-condicionado também. O custo da energia vai ser praticamente o dobro, fora a diluição do custo de aquisição do equipamento em si. Não é "só" R$ 400, você está esquecendo de MUITOS custos embutidos.

Permissões de Postagem