Resultados 1 a 1 de 1
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010

FIRJAN: 'Vamos fechar Senai e Sesi, e o efeito político será gigantesco'

Atualizado em 21/09/15 11:43

O jornal Valor Econômico publicou nesta segunda-feira, dia 21, entrevista com o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, sobre os recentes desdobramentos da crise político-econômica brasileira: o pacote de medidas anunciadas pelo governo, no último dia 14, para cobrir o rombo da Previdência. A principal crítica do líder empresarial é sobre a previsão de corte de 30% em recursos para o Sistema S. Veja abaixo os principais pontos da entrevista:

Ideologia do século 19 - Na entrevista, Eduardo Eugenio criticou a falta de um programa de privatização. Segundo ele, "todas as empresas - sejam pequenas, médias ou grandes - quando têm problema de caixa, a primeira providência é saber o que eu tenho de ativo para que eu possa ter liquidez. Mas o governo é incapaz, por conta de uma ideologia do século 19, que não funcionou em país nenhum".

No Congresso, prevalecem os interesses eleitorais - Para o empresário, a presidente Dilma Rousseff deveria ir ao Congresso fazer uma apresentação sobre as contas públicas, mas isso também exigiria que o Executivo estivesse aberto a todas as alternativas possíveis, como a privatização. Ele defende que a privatização é um dos caminhos para se trazer recursos e ter tempo para fazer reformas estruturais. “O Executivo precisa ter coragem, se colocar na camiseta de estadista. Não pode ter ideias preconcebidas e ideológicas do passado", disse.

Querem fechar o Sesi e o Senai, no Rio - Segundo o presidente do Sistema FIRJAN, quando o governo anuncia o corte no repasse de 30% ao Sistema S, juntamente com a Lei do Bem, anuncia que quer fechar o Sesi e o Senai. "Onde as pessoas vão aprender e se qualificar? Estamos empurrando os jovens para a vala comum? Tirar da juventude alguma esperança que eles têm?", questiona. Eduardo Eugenio afirmou que até agora não viu entendimento geral e político sobre o serviço social que se faz. Ele critica o fato de a Firjan e a Fiesp (federação das indústrias de São Paulo), além do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, que foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); não terem sido ouvidos.

Quanto será perdido com os cortes - Pelos cálculos da Federação, o Sesi e o Senai serão fechados no Rio de Janeiro. "Nós vamos fazer, se isso prevalecer (corte de 30% mais os efeitos da Lei do Bem, que chegariam a 20%). Porque eu, como pessoa física, sou responsável pelas contas dessas organizações. E eu não vou colocar o meu patrimônio em risco. Não há a menor possibilidade. Agora, é uma injustiça brutal. E evidentemente isso vai ter uma repercussão política gigantesca", afirmou Eduardo Eugenio. O presidente lembrou que a mudança mexe com mais de 1 milhão de pessoas, incluindo as famílias das pessoas atendidas pelas instituição. E citou, ainda, as mais de 500 mil pessoas atendidas mensalmente pelo programa de saúde do trabalho do SESI Rio.

Nosso partido é o Brasil - Sobre a possibilidade de impeachment, Eduardo Eugenio afirmou que não tem nada a ver com isso, que ele está advogando a robustez das instituições do Sistema S. Para o empresário, "qualquer fato novo é outro problema. Hoje temos o Executivo, que está lá, empoderado pelo poder democrático, e ele tem que trabalhar. Não somos contra ou a favor partido A, B ou C. Não somos oposição ou situação. Nosso partido é o Brasil. Os políticos têm uma obrigação perante a população porque pediram o voto dela para entregar um país melhor".

Às vezes, é na crise que se resolvem as coisas de forma definitiva - Para o presidente da FIRJAN, agora é a hora de se passar a limpo o Estado brasileiro. "E aí precisa do estadista para tocar essa manada. O Brasil vai se encontrar com essa agenda, se vai ser agora, daqui a dois anos ou dez... mas por que não agora?", disse.

http://www.firjan.com.br/noticias/pr...gantesco-1.htm
    Última edição por 5ms; 21-09-2015 às 20:47.

Permissões de Postagem