Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 32
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010

Domínios próprios

Primeiras empresas brasileiras assinam contratos para uso de domínios próprios nesta quinta, 17

Natura, Vivo, Bradesco, Itaú, Rede Globo, Ipiranga e Uol são as primeiras empresas privadas brasileiras a obterem domínios com o nomes de suas marcas como “.natura”, “.vivo” etc, em substituição ao “.com.br” ou o .org”, por exemplo. A assinatura do contrato de concessão dos domínios com a Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade internacional responsável pela coordenação da identificação dos indicadores públicos da internet, o sistema de domínios e os números de IPs, é uma das atrações desta edição do Rio Info 2015. A assinatura dos contratos acontece nesta quinta-feira, dia 17, durante seminário “Tecnologia – o presente e o futuro” que será realizado a partir das 15 horas no hotel Royal Tulip (Avenida Aquarela do Brasil, 75 – antigo Intercontinental – São Conrado –RJ).

Para a aprovação da concessão, que dá o direito ao uso irrestrito do domínio, as empresas precisaram comprovar, por meio de uma série de exigências, que são mesmo donas das marcas, evitando a ocorrência de fraude. “Algumas marcas solicitam o domínio por uma questão de segurança, além da exclusividade em ter o nome da marca no próprio domínio”, conta Daniel Fink, gerente de relacionamento da ICANN no Brasil.

Segundo Daniel, o conjunto de domínios faz parte do programa de expansão de novos domínios de topo – aqueles localizados mais à direita do endereço web – realizado pela entidade em todo o mundo. “Além das marcas, outros domínios também estão sendo criados como, por exemplo,“.pizza”, “.expert” etc. Mais de 1300 novos domínios devem ser criados nos próximos anos em todo o mundo. Desde que iniciamos o programa, mais de 600 já foram aprovados. Um dos desafios é divulgar esse novo formato para o usuário”.

A ICANN lançou o programa de novos nomes de domínio em junho de 2011. Entre 2012 e 2013, 1930 empresas solicitaram um domínio no novo formato. “Esta foi a primeira grande expansão dos nomes de domínio de topo. A decisão que a ICANN cumpre neste momento é garantir que este conjunto de novos nomes funcione perfeitamente na Internet. Está tudo indo bem e já existem planos de lançamento de uma nova chamada, para que outras empresas ou instituições solicitem seus registros nos próximos anos”.

Internet global – Segundo Daniel, nos próximos meses deve acontecer um momento histórico na internet, que é a transição da custódia dos EUA para a comunidade internacional, na administração das funções da Iana, órgão técnico da ICANN que viabiliza que os domínios sejam criados. “Essa é a última etapa para as mudanças acontecerem na raiz da internet. Os EUA nunca abusou do poder com a guarda da internet global, mas sempre trazia algum desconforto para os outros países ter todo esse poder em um único país. Antes, toda a mudança feita no servidor da internet global precisava ser provada pelo governo dos EUA.”

A mudança ajudar a garantir uma das principais características da internet, que é a de ultrapassar fronteiras e poder operar em todos os países de forma unificada. “O importante da Internet é que ela seja única. Sua globalização é um bem que a humanidade conquistou e isso traz benefícios para todos, em especial para os empresários. A possibilidade de alguém criar uma inovação aqui no Rio de Janeiro e pode ser tornar um serviço global, é uma coisa fantástica”.

A ICANN também exerce um papel importante para o funcionamento da internet no que diz respeito às diretrizes, organização das políticas e decisões para o mercado, que são tomada com base na contribuição de diferentes grupos representativos da sociedade em todo o mundo, como os governos, a iniciativa privada os próprios usuários.
    http://www.rioinfo.com.br/2015/prime...sta-quinta-17/
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    A cerimônia incluiu também o .rio.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    tem alguns ali que nao consigo entender a razão de investirem nisso não, mas eles são poderosos e eu não....rsss

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Citação Postado originalmente por Winger Ver Post
    tem alguns ali que nao consigo entender a razão de investirem nisso não, mas eles são poderosos e eu não....rsss
    E tem alguns que deveriam ter investido, mas não o fizeram. Eu acho que o case mais legal dos brands que não sejam grupos de comunicação, onde o uso é bem óbvio, é o da Natura.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    +1

E ainda tem casos como a OVH, que vende mas não usa o .OVH

Existiu um tempo em que eu me preocupava em registrar um nome em todos os gTLDs e, eventualmente, em alguns cTLDs. Hoje, para mim ou é .COM[.br] ou nada e, na escolha, fico atento à facilidade em entender (por telefone) e digitar. Ex: 123.com vs excel.com ("e de elefante, x de xarope, c de cachorro ... ponto com e sem br. Repete aí .... não, ele, de laranja. Não, não tem .br").
    Última edição por 5ms; 25-09-2015 às 10:00.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    +1

E ainda tem casos como a OVH, que vende mas não usa o .OVH

Existiu um tempo em que eu me preocupava em registrar um nome em todos os gTLDs e, eventualmente, em alguns cTLDs. Hoje, para mim ou é .COM[.br] ou nada e, na escolha, fico atento à facilidade em entender (por telefone) e digitar. Ex: 123.com vs excel.com ("e de elefante, x de xarope, c de cachorro ... ponto com e sem br. Repete aí .... não l de laranja").

exatamente,

vale lembrar quantos sites já existiram querendo oferecer listagem e emails profissionais com domínios bem interessantes e da fácil memorização, nós mesmos ainda temos um que nunca decolou da época que éramos focamos em manutenção, que era o "tecnicode.info" aonde oferecemos para alguns a possibilidade de usar "5ms@tecnicode.info", mas me pergunta se alguém se interessou? os que apareceram queriam "de grátis" e outros frisavam que preferiam o "joaotecnico_1974@qualquercoisagratis.com".

sem falar ótimas opções do próprio registro.br, como o "med.br" , "eng.br" etc

como você diria, acho que irá levar um buzilhão de anos para o povo se acostumar a usar algo que não seja .com ou .com.br

ainda mais com o agravante (atual) do "inbox" do FB, é um investimento, sem dúvida a longo prazo.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    e outros frisavam que preferiam o "joaotecnico_1974@qualquercoisagratis.com".
    Até hoje não deixo de me surpreender com frotas de caminhões de entrega adesivados com fotos profissa dos produtos da empresa destacando um endereço @uol e sem site (porém alguns com FB).

Ótimas mesmo.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011

como você diria, acho que irá levar um buzilhão de anos para o povo se acostumar a usar algo que não seja .com ou .com.br

ainda mais com o agravante (atual) do "inbox" do FB, é um investimento, sem dúvida a longo prazo.
    Das opções diferentes das consagradas (com.br,net.br,org.br,gov.br,mil.br), uma das mais bem sucedidas é o adv.br. É bem comum advogados usando adv.br... apesar disso, 92% dos registros de .br são .com.br, outros 4% são os outros tradicionais (net.br,org.br,gov.br,mil.br) e apenas 4% são dos outros DPNs. É uma das coisas que citei
    na apresentação que fiz no evento que a reportagem cita:
    http://www.slideshare.net/rubenshkj/...os-novos-gtlds

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    eu trabalho com sites e uma boa parte deles fica relutante em usar o famoso "contato@nomedaempresa.com.br" e acaba usando "zedocarimbo1970@hot/g/mail.com"

depois de convencer ele de q é mais profissional usar o email da empresa vem: "vc pode instalar esse email no meu hot/g/mail?" oh céus.. oh vida cruel..

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por inter Ver Post
    eu trabalho com sites e uma boa parte deles fica relutante em usar o famoso "contato@nomedaempresa.com.br" e acaba usando "zedocarimbo1970@hot/g/mail.com"

depois de convencer ele de q é mais profissional usar o email da empresa vem: "vc pode instalar esse email no meu hot/g/mail?" oh céus.. oh vida cruel..
    rsrs...pior que é bem isto.
    Alguns chegam a até fazer o email com o domínio da empresa, mas continuam usando os @hotmail da vida e outros.

Permissões de Postagem