Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12
    Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2013

Sistema liberou um domínio que não estava disponível, cliente falando que vai process

Pessoal nesses novos domínios (.site .club etc...) há uma nova categoria de registro chamada "Premium domains"

Os premium domains tem um preço diferenciado de registro E de renovação. Um exemplo de premium domain é dream.online que custa na godaddy por exemplo R$ 26000 para comprar e também para renovar no ano que vem. São registros que estão disponíveis mas são mais caros.

Eu não trabalho com esse tipo de domínio mas por algum bug em algum módulo que eu uso o meu WHMCS liberou um registro de um premium domain que custa R$ 5200,00 por apenas R$ 36,99/ano.

Eu informei ao cliente do erro e pedi a conta dele para o reembolso integral do valor mas o cliente insiste fortemente que quer o registro e além de querer o registro por 36,99 ainda disse que vai pagar 36,99 na renovação pois era isso que constava na hora da compra.

Eu tenho quase certeza que esse cliente vai me processar pq ele é advogado e a única solução para ele é eu fornecer exatamente esse domínio e ainda renovar por 36,99, o que vcs acham da situação? Vcs acham q eu vou me ferrar na justiça?

To tentando devolver o dinheiro dele mas ele não quer em nenhuma hipótese a grana de volta.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Vai ser interessante acompanhar um caso desses em jurisdição brasileira; em outros países aconteceu um misto de registrars que devolveram dinheiro, de registrars que levaram o problema para os registries e eles racharam o prejuízo, e de alguns que não devolveram e deixaram ver o que acontece, e onde alguns clientes ameaçaram processo que deve ainda estar em andamento.

Ninguém pode de fato se colocar na sua pele, mas a diferença de valor é tão grande numa indústria de margem tão baixa que mesmo que a argumentação jurídica de uma defesa não convença o juiz, o lado mais emocional tende a equilibrar as coisas. Eu acho que você não terá que pagar R$52.000 (o valor do domínio por 10 anos, já que ele quer renovação por esse valor), mas que não vai te custar só os R$36,99, e sim uma indenização maior que isso.

Se o cara é advogado que advoga regularmente, ele tende a caminhar para um acordo... mas se for alguém que apenas fez faculdade de Direito, e quer tenha OAB ou não, não costume praticar, ele vai encrespar.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    O título do tópico não corresponde ao ocorrido. Litigios à parte, essa conversa de "erro de computador", "o sistema liberou", "não estava disponivel", não é verdade. O dominio estava disponível e foi registrado pelo preço anunciado, cobrado e efetivamente pago.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Cara tenho advogado na familia e pela vivência dele que acompanho e minha percepção do judiciário é o seguinte: Cabeça de Juiz é que nem bunda de neném nunca se sabe a ***** que vai sair, porque cada um tem um visão/vivência que vai colocar a decisão dele no processo ou simplesmente dá qualquer decisão conforme o assistente entende por conta *****da de processos que tem que analisar.

Mas tenho visto varias situações dentre elas eu mesmo já passei e com o meu pouco entendimento isso é "Direito do Consumir" e em tese se estava anunciado vc tem que cumprir e pronto. É assim que está escrito, mas por isso que existe o judiciário, para dirimir e interpretar a lei e decidir conforme o caso.

Mas dependendo de como seja a argumentação do teu advogado de forma a demonstrar que não foi algo de má fé e que não houve quaisquer prejuizo para para o teu cliente, isso pode ser que não dê nada, sendo apenas um mero aborrecimento para o teu cliente como muitas decisões que vejo e a pena seja devolver o dinheiro em dobro e custas do processo, mas tb pode te condenar a registrar, pagar custas do processo e os honorarios do advogado dele. Enfim tenta um acordo com o cara e se ele insistir paciência vai pro "capa preta" e resolve lá.

Boa Sorte.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Pegando carona no post do ServerAdmin, e mérito da disputa do OP à parte, eu encarei alguns processos e hoje sigo duas orientações recebidas de advogados:

1. Se a disputa acaba na justiça, você já perdeu. Os melhores advogados farão de tudo para estabelecer um acordo entre as partes. Recorrer a um processo judicial (interminável) submetido à decisões imprevisiveis de juizes é um risco que se deve evitar, como o ServerAdmin mencionou.

2. Justiça verdadeira, só em primeira instância e com partes com semelhante e pouco expressivo nivel sócio-econômico-politico. O menor desnível e a justiça penderá para o lado mais forte, mais bem relacionado. Se a ação subir para segunda instância, esqueça o conceito de justiça.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Acho isso um p... sacanagem o cara querendo se beneficiar de algo que está claro que não foi proposital e ainda de certa forma criando um tipo de terror e até mesmo chantagem, mas é o risco que corremos todos os dias.

Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Eu resolvi amigavelmente com o cliente pois não estou com disposição para lidar com processos no momento. Custou um pouco mais do que eu imaginava mas ainda acho que valeu a pena para evitar o processo, não era o tipo de cliente que "só ameaça", tenho 99% de certeza que ele processaria mesmo pelo jeito e comportamento dele.

O custo do acordo ficou em mais ou menos R$ 1500,00 que eu forneci em serviços para ele desistir do processo, como se fosse um reembolso "turbinado"... ele pagou R$ 36,99, se aproveitou de um bug e levou R$ 1500,00 , nem dando sorte na bolsa de valores ele conseguiria essa margem , mas acontece. :S

muito obrigado pela ajuda de todos.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Realmente nesse caso é difícil, mas tenho em mente que isso foi má fé do cliente (duvido que seja mesmo advogado) já que o mesmo sabia que o valor domínio era 5,2 mil reais, esse caso é exatamente igual aos encartes que saem com erro com um produto que custa 2 mil reais por 20 reais, a decisão é sempre a favor da empresa já que é provado que foi erro e que todos os compradores sabiam do preço real do produto.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Realmente nesse caso é difícil, mas tenho em mente que isso foi má fé do cliente (duvido que seja mesmo advogado) já que o mesmo sabia que o valor domínio era 5,2 mil reais, esse caso é exatamente igual aos encartes que saem com erro com um produto que custa 2 mil reais por 20 reais, a decisão é sempre a favor da empresa já que é provado que foi erro e que todos os compradores sabiam do preço real do produto.
    No post do OP não vi afirmação ou insinuação que o cliente tinha conhecimento prévio do preço premium. Ao contrário, um bug no sistema desconsiderou essa situação e apresentou como um dominio com preço normal. Dado o conflito, agiu como todo advogado e obteve um acordo satisfatório. Para ambos, eu diria, porque combinaram compensação em serviços e o valor nominal envolvido talvez não pague o custo de responder judicialmente a intimação, menos ainda um serviço a preço de custo e que ainda "manteve" o cliente feliz.

PS: Passei por uma situação "semelhante" registrando os 5 dominios gratuitos .OVH. Eu tinha optado por usar o serviço DNS premium (anycast) para os 5, com pagamento imediato, mas concluido o processo de registro (que levou dias), 2-3 dos 5 eram dominios .ovh "premium" e foram rejeitados. Até então, eu desconhecia até a existência dessa classe .ovh premium e nada foi informado quando submeti os pedidos. Conclusão: fiquei com 2-3 serviços DNS pagos por 1 ano sem os correspondentes dominios. Não estornaram a mixaria.
    Última edição por 5ms; 02-10-2015 às 11:45.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Citação Postado originalmente por theone Ver Post
    Eu resolvi amigavelmente com o cliente pois não estou com disposição para lidar com processos no momento. Custou um pouco mais do que eu imaginava mas ainda acho que valeu a pena para evitar o processo, não era o tipo de cliente que "só ameaça", tenho 99% de certeza que ele processaria mesmo pelo jeito e comportamento dele.

O custo do acordo ficou em mais ou menos R$ 1500,00 que eu forneci em serviços para ele desistir do processo, como se fosse um reembolso "turbinado"... ele pagou R$ 36,99, se aproveitou de um bug e levou R$ 1500,00 , nem dando sorte na bolsa de valores ele conseguiria essa margem , mas acontece. :S

muito obrigado pela ajuda de todos.
    Cara uma dica é documentar esse acordo e reconhecer firma dele, em principio não precisaria de ser registrado isso em cartório. Por que como ele usou de "má fé" nessa questão que vc demonstrou que não foi intensão lesa-lo e pelo que vc explicou o mesmo não teve quaisquer prejuízo isso "evita" que ele venha a querer fazer alguma gracinha no futuro.

Permissões de Postagem