Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 44

Post O Milagre dos VPS para Jogos - Estudo de Mercado

Olá Pessoal,

Acho que esse é o primeiro tópico que faço aqui na WHM Brasil e estive lendo bastante o fórum esses dias e estudando antes de escrever esse pequeno resultado frustrante da minha pesquisa sobre VPS para rodar jogos.

Minha motivação para esse estudo foi tentar entender como algumas empresas conseguem montar preço de R$35,00 em um VPS EUA vendido aqui no Brasil, vejamos o seguinte cenário sem citar os nomes das empresas:

VPS I
    INTEL CORE 2 QUAD 3.0Ghz
    RAM: 512mb
    HD: 100gb
    Banda: ilimitada
    Preço médio: R$35,00

VPS II
    INTEL CORE 2 QUAD 3.0Ghz
    RAM: 1GB
    HD: 100gb
    Banda: ilimitada
    Preço médio: R$55,00

Minha Análise:

Primeiro argumento:
    Qual DC? Preço?
    Esse preço foi uma média de mais de 12 empresas estudadas que atuam na área de jogos com VPS e verifiquei também que quase todas são revendas do DC Limestone onde a plataforma de reseller paga 10% (1~9 servers) chegando no máximo a 20%.

Segundo Argumento: Processador?
    No datacenter Limestone verifiquei que esse processador citado só trabalha com até 8GB de RAM e custa para essa configuração básica: $220 - 10% do reseller = $200

Veja aqui o pedido:
    order.jpg

Terceiro Argumento: Vamos fazer as continhas básicas?
    Esse pedido que mostrei com a LM não inclui suporte, backup e nem nada é a coisa mais simples do mundo para andar no puro risco e pedir para ter dores de cabeça. Agora, vejamos quanto eu consigo ganhar com:

Meu custo com o dedicado: 320~330
    16x VMS de 512MB: 16x35 = 560 (Sobrou? 230)
    8x VMS de 1GB: 8x55 = 440 (Sobrou? 120)

Quarto Argumento: Overload?
    Olhando os números acima nenhuma pessoa consegue montar um serviço
    sem ficar no prejuízo, então pensamos logo em overload. Mas, conversei
    com alguns clientes deles e muitos se dizem satisfeitos com o serviço,
    como fazer um overload e manter a qualidade?

Conclusão: É fato que tendo 12 empresas com investimento em site, equipe, atendimento, empresa registrada (verifiquei isso), escritório e tudo mais minha pesquisa foi falha, por isso, solicito a ajuda de vocês para entender como eles conseguem esse tipo de negócio e o que eu não vi em minhas pesquisas.

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    As empresas podem conseguir vender a este preço se uma das duas situações abaixo forem reais (segundo minha medíocre visão):
    1) Possuírem um grande parque de servidores com storage / raid (resumi em 90% os demais detalhes);
    2) Não conhecerem nada de formação de custo;
    3) Não possuírem uma empresa registrada e ativa no que tange a contribuição (pagar impostos, etc).

As empresas podem ter clientes satisfeitos se uma das duas situações abaixo forem reais (segundo minha medíocre visão):
    1) Tiverem mais ou menos meia dúzia de clientes num total;
    2) Tiverem mais ou menos dois servidores com uma dúzia de clientes no total.

As minhas conclusões:
    1) Existe prostituição de oferta por que existe quem fomente isso.
    2) A ignorância do requerente é o pilar principal do prestador de serviços ruim.

Eu me coloco, também, como culpado por este cenário todo, seria uma arrogância eu dizer que não fiz parte, no passado, do lado que compra errado por não saber do que precisa. Mas aprendi que o Brasileiro não consome Consultoria, e por isso, se arrebenta muitas vezes.

A minha empresa paga 14% (arredondado) de impostos fiscais sobre cada nota fiscal emitida, 6,4% (arredondados) de IOF sobre cada compra no exterior e ainda por cima, tenho todo um conjunto de custos fixos pra manter mínimamente as operações de um micro office.
    Última edição por eltern; 07-07-2011 às 11:29.
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

@eltern
    Obrigado pela resposta, vou comentar alguns argumentos...

Antes, deixa eu só deixar claro que isso é apenas uma pesquisa onde quero descobrir como não consigo ver uma lux no fim do tunel pesquisando essas 12 empresas, não estou fomentando nada disso não =p

@Grandes servidores com storage
    Não fazem isso, são apenas revendedores do DC limestone já verifiquei isso.

@Formação de custo
    Tenho um contato muito perto com alguns donos dessas empresas e conheço o escritório (pequeno) que montaram com uma equipe enxuta mas que parecem pagar tudo certinho com contador, notas e tudo mais (fiz negócio com eles para ver como se comportavam em alguns cenários fiscais)

@clientes
    Ai que me surpreendo, rastreei o marketing de uma delas e monitorei o tráfego de venda e ações em alguns sites, foram vendas grandes em finais de semana com 30 a 50 compras onde conversei e participei das ações para verificar se eram reais.

@Seus custos
    Concordo plenamente com você, esse é o objetivo de compartilhar esse estudo aqui na comunidade.

Obrigado pelas respostas, queria ouvir mais opiniões da galera, pois ainda estou com essa pulga atrás da orelha.

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Eu confesso que suas intenções não ficaram claras pra mim, e te garanto que usei de sarcasmo, em alguns pontos, na minha resposta. Claro que, também, não coloquei sobre ti o fardo do "fomentar", eu entendi que você compreendeu isso e agradeço.

Mas, você tem muitas informações destas empresas, e o ponto em que persiste a minha dúvida é justamente se você não deseja, tão somente, saber os custos fixos das empresas que concorrem com as que você referenciou. Pois, do resto, ficou claro que a mágica (ou operação) deles não esta respaldada num modelo de negócio que se sustente a médio ou longo prazos, e isso esta diante de sua capacidade de interpretação e discernimento. Por isso, reafirmo minha dúvida (esta pode ser imediatamente desinteressante pros demais foristas, no entanto) sobre suas reais intenções.
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

Existe uma coisa, Gustavo, e é o ato mais covarde no mercado de TI atualmente: Overselling!
    Um servidor com capacidade para 10 vms de forma saudável é vendido com 30, por isso você encontra preços tão prostituídos.
    A Locaweb (percebe-se que tem um CIO de verdade) parece que brigou com seus "internos" e mudaram a política unlimited blaster porcus choice que tinham, hoje os preços estão bem mais altos, isto é reflexo de má administração.

O custo operacional para se ter algo decente é pesado, como citastes, escritório, água, luz, telefone, equipamentos, salários e etc. R$ 35 ou R$ 55 reais não justificam.
    Existem inúmeros casos de empresas "relâmpago" que entraram no mercado com uma política de venda prostituída e hoje são somente "lembranças no Google".

Uma coisa que me deixa espantado-> Como o pessoal consegue vender vm com world of warcraft pirata se a blizzard multa pesado quando pega?

@eltern

Entendo. Bom minha posição aqui é analisar fatos, de um lado estamos falando da prostituição do mercado que já existe há anos e que com 100% de clareza gera problema para todos os lados. Do outro estou falando de um fato que vivencio em meu trabalho no dia-a-dia, minha empresa tem como core business comunidades de jogos on-line e com isso meu foco é analisar oferta e procura para tentar descobrir novos produtos para comercializarmos.

Essas empresas que estou citando eu não tenho nenhum negócio com elas, como mostrei acima estou provando por A+B que minha pesquisa foi um fracasso, mas como 12 empresas conseguem sobreviver por mais de 1 ano e suas ações de marketing realmente vendem? Como os usuários não estão insatisfeitos? Esse é o grande mistério que quero entender, será que existe uma carta na manga?

Entendo que temos diversos tipos de clientes, mas imagine aquele garoto que está começando agora a criar seu servidorzinho pirata de qualquer MMORPG (wow, lol, rag etc...) ... será que ele precisa da maior qualidade? Talvez, não existe tanta reclamação por que essas empresas descobriram um buraco no mercado onde o preço é baixo mas as dores de cabeça existem e o perfil desse usuário não considera isso como um problema de produto.

@little
    Eles vendem a infra e não ficam responsáveis pela instalação de nada do jogo. Essa garotada é muito esperta,
    você monta um jogo mole mole em qualquer fórum ou site de internet hoje.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Gustavo,

Tenho um amigo que vende servidores de Ragnarok... possui no momento 45 servidores VPS dentro de um Core2Quad com 8GB RAM na LimeStone, paga $135 dolares mensal e vende cada servidor por +- esse preço que você colocou acima R$35 a R$45... é só fazer a conta que o lucro dele é grande e como o Overselling permite, é a realidade.

VPS sob OpenVZ hoje é o grande meio de fazer dinheiro rolar... e ai já parte da educação do comprador como diria o nosso amigo eltern >> A ignorância do requerente é o pilar principal do prestador de serviços ruim. <<
    Última edição por Tasso; 07-07-2011 às 15:25.
    Tasso M.

@tassomanoel

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    @Tasso
    Você está de brincadeira né?
    45 VPS mesmo sendo openvz em um simples C2Q 8GB de Ram?
    Nem o Chuck Norris faz isso...tá louco.

Tasso,
    Essa matemática não entra na minha cabeça.

Esses jogos carregam os mapas em memória e imaginemos máquinas com 1GB de RAM, se eu levantar 8GB já estarei esgotando a RAM da máquina sendo que em cada VM temos o OS para levantar e os sistemas de infra-estrutura que o jogo pede (apache, php, mysql etc...). Ragnarok se não me engano usa MSSQL Server 2005 que só ele suga belos 200MB de RAM para levantar.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Vou tirar print do OpenVZ dele e depois posto pra vocês aqui... ele mesmo faz os próprios servidores não sei se a DB é externa (mas acho que não).
    Tasso M.

@tassomanoel

Permissões de Postagem