Resultados da Enquete: Você acredita que o Brasil vive um bom momento na indústria de web hosting?

Votantes
8. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim

3 37.50%
  • Não

5 62.50%
Resultados 1 a 10 de 10
    Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2011

Como anda a indústria? Um breve relato.

Olá amigos,

Meu nome é Juliano, trabalho com Direito e Tecnologia. Já tive participações em algumas empresas de TI no Brasil e hoje em dia sou apenas investidor.

O debate que proponho aos colegas é o seguinte; na opinião de vocês, como anda a indústria de web hosting no Brasil?

Ao meu ver, poucas coisas tem sido alteradas no passar dos anos/meses. Muito embora o business de tecnologia seja algo de constante mudança, ao falarmos de "web hosting no Brasil" não vejo grandes avanços.

Atualmente a economia Brasileira vive a chamada "bolha de inadimplência", em decorrência das medidas de incentivo ao crédito adotadas pelo governo anterior.

Em última analise, o Brasileiro está atualmente endividado.

Voltando ao mercado Brasileiro de web hosting, os efeitos desse endividamento refletem em uma busca por opções de serviços mais baratos e com a mesma qualidade dos "bons".

No entanto, ainda subsiste a dificuldade do empresário de pequeno porte em adequar seu custo, faturamento, lucro e a oferta de um serviço que vá competir com as potências.

Digo tudo isso, pois ao meu ver o mercado está difícil, a concorrência está muito forte e o consumidor exigente (custo baixo e alta qualidade).

Mais uma vez, qual a opinião dos colegas?
    Abraço.
    JulianoME.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Concordo parcialmente com o que você disse.

Hoje em dia as empresas de hospedagem estão separadas, cada uma segue um padrão diferente. Mas ainda sim, tem muita empresa de hospedagem muito despreparada e podemos dizer até 'clandestina' por não ter um CNPJ ou usar CNPJ falso... Hoje em dia abrir uma empresa é tão barato e fácil quanto imaginam.

Mas a industria de hospedagem no brasil não progrede muito porque a maioria das empresas não tem conhecimento técnico avançado sobre o produto que vende para poder progerdir em qualidade e disponibilizar um suporte inteligente e eficiente.

Isso de endividamento eu descordo, eu olharia isso por um outro lado. Os impostos enormes e os juros bancários absurdos que pagamos fazem com que cada vez busque o mais barato.

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Discordo totalmente. Falando dos grandes, a Locaweb cresce como nunca antes cresceu; o mercado ainda não consolidou e ainda cresce no vácuo da própria disponibilidade de mercado.

É complicado você conseguir ter uma opinião sobre o mercado quando não tem as ferramentas corretas de acompanhamento, como relatórios de inteligencia competitiva, histórico do mercado e números dos principais players.

O Mercado de webhosting não pode ser comparado com bolha de endividamento, "mercado de TI", uma vez que estamos falando de algo mega-amplo em suas multiplas possibilidades de fornecimento de serviços.
    KingHost [ kingho.st ]
    Giga Internet [ giga.com.br ]
    █ Hosting, Datacenter e Operadoras

A questão é a seguinte, virtualmente/economicamente o mercado de hosting está fervendo, o problema são as "empresas células" que estão por toda parte, e o mais misterioso, atraindo pessoas de verdade.
    As grandes pararam com o UNLIMITED, prática imunda e rejeitada por muitas (tirando a dreamhost que REALMENTE tem um cluster debian de storage que aguenta até uma égua lá dentro), mas ainda existem "empresas" fazendo isto (mesmo que com cnpj da padaria da mãe) e vendem.
    A quantidade de empresas de hospedagem que surgiram de 2006 para cá não está no gibi, por isso "dá impressão de fraqueza".
    O mercado de hosting, ainda que em uma empresa brasileira (100% em efetivo e equipamentos) move dólares (que estão super baixos), dólar em baixa, ofertas maiores (domínios do exterior), espaço maior e etc. Empresas com percentual de composição maior em termos de exterior (dedicados, ssl, link e etc) estão vivendo uma excelente época, o dólar em baixa.
    O problema é a quantidade de empresas que existe hoje no mercado.
    O cliente seletivo ainda existe, aquele que paga muito e exige muito, mas com as práticas imundas estamos vendo uma "cultura virtual" de preços totalmente deturpada.

A questão maior, atualmente, no mercado de hospedagem é:
    O que eu vou oferecer que o meu concorrente não oferece?

Telefonia? Todo mundo tem (falo em termos de suporte fonado),
    Site bonito? Com templates WP você fazer coisas terríveis de tão belas e mesmo assim não estoura,
    SEO? Ajuda e muito, mas não é tudo,
    Hardware exposto no site? Quantos p4 (sem HT ainda) são vendidos como quadprocessada por causa da latência baixa que engana os consumidores principiantes?
    0800? Bom, ajuda, mas não é tudo.
    Vender VPS? Não é tão quente assim!
    Cloud? É nome bonito para vps tarifado! (é, meu caro, pessoas colocam virtuozzo e chamam de cloud - ou mesmo um bare metal parallels com HA e expõem no site -> POR QUE AQUI DOMINAMOS CLOUD).

Usar Cpanel/Plesk é outro "problema" em termos de features para os clientes.
    Isto ocorre em detrimento de 100% das modificações serem feitas pela cpanel, ou você acha que eles HOJE possuem plugin para git?

Se você quer investir no mercado de ti recomendo fortemente que procure alguma consultoria que tenha visão boa de mercado web, principalmente no que tange a hosting, do contrário ouvirá pessoas mandando investir nos pontos que citei e sua empresa não irá bombar tanto (se é que sua visão é um futuro investimento em hosting).

Existem inúmeros casos de "empresas" que surgiram e sumiram (quantegy???), tinham tudo para dar certo (no site), mas e na realidade?
    Este é um caso simples, mas existem inúmeros outros.
    Mercado de hosting está quente e continua sendo uma boa investida no mercado de TI, mas tome muito cuidado para não mergulhar fundo e acabar acertando uma pedra embaixo d'água, pois sem consultoria especializada você será mais uma "HostgoldFlakes da vida".

----
    Editei o termo pedra que estava como padra.
    Última edição por little_oak; 09-07-2011 às 13:51.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Citação Postado originalmente por JulianoP Ver Post
    Discordo totalmente. Falando dos grandes, a Locaweb cresce como nunca antes cresceu; o mercado ainda não consolidou e ainda cresce no vácuo da própria disponibilidade de mercado.

É complicado você conseguir ter uma opinião sobre o mercado quando não tem as ferramentas corretas de acompanhamento, como relatórios de inteligencia competitiva, histórico do mercado e números dos principais players.

O Mercado de webhosting não pode ser comparado com bolha de endividamento, "mercado de TI", uma vez que estamos falando de algo mega-amplo em suas multiplas possibilidades de fornecimento de serviços.
    Mas não estamos falando da Locaweb, mas a industria de hospedagem em geral aqui no Brasil. Claro que a industria de hospedagem está crescendo. A RedeHost e a Loca Web cresceram muito de lá pra cá.

Mas isso de que UNLIMITED é besteira, descordo. Com a tecnologia do cloud computing é muito simples oferecer isso. É como se tivesse 1 servidor com 1TB. 10 servidores seriam 10TB. Então através do cloud computing seria possível ciclar todo esse espaço em uma nuvem para hospedar os sites que com a redundancia e flexibilidade do cloud computing quando um disco rigido estiver próximo de exceder os arquivos passam pro outro servidor/disco rígido.

Não tem nada de mal você dar espaço ILIMITADO, contato, que você realmente tenha condições de disponibilizar o espaço que o cliente precisar. Agora empresas, como a Locaweb, que dizem ser ilimitado mas possuem inumeras clausulas no contrato e a tal 'Política dos Ilimitados', ai não fica legal mesmo.

Ok...

Citação Postado originalmente por SandHost Ver Post
    Mas não estamos falando da Locaweb, mas a industria de hospedagem em geral aqui no Brasil. Claro que a industria de hospedagem está crescendo. A RedeHost e a Loca Web cresceram muito de lá pra cá.

Mas isso de que UNLIMITED é besteira, descordo. Com a tecnologia do cloud computing é muito simples oferecer isso. É como se tivesse 1 servidor com 1TB. 10 servidores seriam 10TB. Então através do cloud computing seria possível ciclar todo esse espaço em uma nuvem para hospedar os sites que com a redundancia e flexibilidade do cloud computing quando um disco rigido estiver próximo de exceder os arquivos passam pro outro servidor/disco rígido.

Não tem nada de mal você dar espaço ILIMITADO, contato, que você realmente tenha condições de disponibilizar o espaço que o cliente precisar. Agora empresas, como a Locaweb, que dizem ser ilimitado mas possuem inumeras clausulas no contrato e a tal 'Política dos Ilimitados', ai não fica legal mesmo.
    Já ensinei no forumcpanel como acabar com a alegria de um mercado falso:
    Home Host propaganda enganosa. - F

Como é uma forma de ver o Unlimited, na minha visão baixa a qualidade de uma empresa (na minha, é claro), mas é isto.
    Temos visões diferentes, por isso isto é um fórum de discussão para que se chegue em um ótimo denominador .

Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2011

Thumbs up

É isso aí, acho que consegui provocar o debate que almejei. Muito boa as colocações de todos, respeitando a diversidade de opiniões e etc.

Apenas para reforçar a minha opinião e talvez esclarecer o que penso:

Citação Postado originalmente por JulianoP Ver Post

De fato, penso com a ótica da visão de um "todo". Não acredito que a locaweb seja a "referência" para medirmos o índice de sucesso do negócio. Outra questão JulianoP, é que sim; a bolha de endividamento que estamos vivendo atinge o mercado de TI. Quando criei o tópico tentei resguardar os meus argumentos com links de notícias da folha e do uol economia, mas não consegui em decorrência do limite de posts necessários para poder utilizar links em posts. Anyway, estamos vivendo a bolha de endividamento já prevista pelos economistas em decorrência dos incentivos ao consumo que vivenciamos.

Isso compulsoriamente atinge o consumo em TI, uma vez que o consumidor opta por reduzir suas despesas, buscando alternativas que satisfaçam sua necessidade em hospedagem e preço baixo; aí que está a minha preocupação. Evidente que isso é um fato a parte, a economia muitas vezes "se repete" (ou seja, isso vai passar e voltar e é assim que o jogo funciona).

Compartilho da mesma opinião do little_oak
    O cliente seletivo ainda existe, aquele que paga muito e exige muito, mas com as práticas imundas estamos vendo uma "cultura virtual" de preços totalmente deturpada.
    Talvez eu não tenha conseguido expressar o que "sinto", mas as práticas mencionadas pelo little_oak acrescidas da economia atual; assustam.

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    A bolha de endividamento corre em paralelo. O consumidor da web, o de webhosting principalmente, nao depende disso.

É fato que durante o estouro da bolha americana, que no periodo de 8 meses seguintes, quando os bancos seguraram fortemente o credito com a elevação das taxas de juros, logo, um periodo em que o crédito esteve contido, foi um festival de gente buscando a web para conquistar mais negocios, seja vendendo pela web (por que nao vendia antes), seja para divulgar marca, ou ganhar em publicidade e comissao de vendas.

Enfim, onde eu queria chegar é que a crise historicamente é benéfica para o webhosting. É um mercado que anda à parte, e inclusive se beneficia das crises mundiais. Voce vai dizer que se o dolar aumentar (o que é muito dificil hoje, ainda mais com a possibilidade de default dos EUA), o custo dos equipamentos vai subir... e daí? O consumidor final nao consome servidores. As empresas de hosting sim, e sinceramente, não vai ser problema pagar 50% a mais em um servidor se tiver um fluxo crescente de clientes chegando.
    KingHost [ kingho.st ]
    Giga Internet [ giga.com.br ]
    █ Hosting, Datacenter e Operadoras

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Bom se formos perguntar. Por que a Loca web está crescendo?

É bem simples, a Loca Web ataca a necessidade das empresas, não as micro. As grandes empresas.

Muitas mega corporações brasileiras deixam a Loca Web a seus cuidados. Fora que eles têm uma variedade enorme de serviços (apesar de ser caro) que quase toda empresa precisa, VoIP com URA, Web Chat, Loja Virtual, Cloud Computing... e ai vai...

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    O problema é que pra o corporativo é sempre muito bom. Ninguem nunca tem crise.

E para o cliente final? Ai a história não é a mesma.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem