Você já chamou por uma pagina de algum /site/blog/forum… pelo seu navegador e deu de cara com um ERRO 404, 413, 500?, ou qualquer outro erro acompanhado por letras garrafais em inglês e com pouquíssima informação.

Preparamos abaixo algumas explicações de alguns destes erros. Dessa forma você poderá saber o que significa cada erro e como corrigi-lo.



ERRO 400 – Bad Request: Ma solicitação, Geralmente esta relacionado a algum problema no link, ou quando o servidor não consegue interpretar o que foi solicitado, também pode ser gerado por uma conexão ruim e ou problemas com a sua provedora de acesso a internet. Limpar seu cachê e tentar novamente pode ajudar.

ERRO 401 – Unauthorized: Você não tem autorização, para acessar essa pagina, este erro ocorre em páginas que necessitam de autenticação. São páginas que só podem ser acessados mediante login e senha ou por meio de outros tipos de identificação, como endereços IP, por exemplo. Se o usuário tentar acessar uma página e digitar um login ou senha inválida, o servidor retornará um erro 401. se insistir poderá ate banir seu IP.

ERRO 403 – Forbidden: Proibido, o erro 403 pode ser confundido com o 401, mas eles são diferentes. O erro 403 ocorre quando solicitamos algo, mas o servidor se recusa a executar. Um exemplo típico deste erro acontece quando tentamos listar os arquivos em um diretório protegido por configurações no .htaccess. Nestes casos, quando a solicitação de listagem é feita, o servidor retorna o erro 403.

ERRO 404 – Not Found: Não encontrado, o mais famoso de todos os Erros de pagina, na pratica, o ERRO 404, pode acontecer com freqüência quando a pagina buscada foi removida, mudou de endereço ou foi apagada. Acontece muito quando mudamos um arquivo para outra pasta, etc.

ERRO 405 – Method Not Allowed: Método não permitido ou habilitado, um erro pouco comum de ser visto. Ele ocorre quando uma solicitação é feita através de um método não permitido pelo servidor ou uma ma programação feita no site ou código fonte. Como exemplo, podemos citar os métodos que podem ser utilizados em um formulário, o GET e o POST. Caso o servidor esteja configurado para trabalhar somente com o método GET, caso a requisição seja feita pelo método POST, o servidor irá retornar o erro 405.

ERRO 407 – Proxy Authentication: Autenticação de Proxy solicitada, você foi considerado ameaça e o servidor bloqueio seu acesso, pode também aparecer um erro 401.

ERRO 408 – Request Timeout: Tempo de sua solicitação acabou. Acontece quando a pagina que você esta buscando demora muito para carregar, e o servidor desconecta seu acesso.

ERRO 412 – Precondition Failed: Precondição falhou, esse erro esta relacionado a alguma pré configuração no mod_security do servidor, isso é feito para prevenir contra spam ou possíveis ameaças de Hackers, etc. Ou seja se esse erro aparecer para você, pode significar que seu acesso foi considerado uma ameaça ao servidor.

ERRO 413 – Request Entity Too Large: Entidade solicitada é muito grande, este erro acontece com freqüência quando o servidor esta muito sobrecarregado, e você pede por uma pagina “grande” em termos de sintax e o servidor não consegue carregá-la e derruba sua conexão e te manda essa mensagem de erro.

ERRO 414 – Request-URI Too Long: O endereço de URL solicitado é muito longo, Endereços longos é uma das formas que spam se utilizam para atacar um servidor, dessa forma o servidor manda essa resposta de erro, se ele achar (servidor) que sua solicitação é uma possível ameaça ao sistema, etc.

ERRO 415 – Unsupported Media Type: Não a suporte para esse tipo de mídia: Significar que o arquivo que esta desejando inserir, não está no formato correto.

ERRO 416 – Requested Range Not Satisfiable, Solicitação conjunta não satisfatória: Esse erro ocorre quando a pagina solicitada tem um conjunto de códigos e ou solicitações não são aceitas e ou estão mal configuradas.

ERRO 500 – Internal Server Error: Erro interno do servidor, Esta mensagem indica um erro do servidor ao Processar uma solicitação. Na grande maioria dos casos está relacionada as permissões dos arquivos ou pastas do software ou script que você está tentando acessar e não foram bem configuradas na hora de programar seu site ou aplicação. Para corrigir, Certifique-Se de que uma pasta onde está tentando acessar o arquivo, e este arquivo (BEM COMO TODOS OS OUTROS), obedeçam as regras seguintes:

Pastas — CHMOD 755 (não utilizar 777)

Arquivos — CHMOD 644 (não utilizar o 777, só utilizar outro se for expressamente solicitado na instalação)

Obs.: algumas aplicações e ou sistemas requerem permissões diferenciadas, pelo qual é importante verificar com os criadores do scripts/sistema, qual seria a permissão correta a usar.

Este erro também pode ocorrer se o arquivo. Htaccess do seu site Estiver modificar os parâmetros tentando fazer utilizando PHP como comandos: php_flag ou php_value. Remova qualquer entrada com esses comandos do arquivo. Htaccess. Se for fazer nos parâmetros modificações do PHP, utilize o arquivo php.ini para fazer isso.