Resultados 1 a 7 de 7
    Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011

Lightbulb Automatizando o processo EASYAPACHE no cPanel

Como dizia Aristóteles: ”Somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um feito, mas um hábito.”

Eu faço muitas configurações iniciais (chamo de Setup cPanel) por mês em servidores cPanel, e as vezes o uso de um script automatizado acaba por nos deixar sem o total conhecimento das particularidades da ferramenta manipulada. Mas convenhamos, um script tem lá o seu valor!

Se você tomar os devidos cuidados, em se manter atualizado, algumas coisas podem ser automatizadas sem gerar prejuízo algum. O que descreverei abaixo é um simples roteiro para nivelar a parte que tange à compilação do HTTP e PHP em servidores linux com painel de controle cPanel.

Passo 1:
    Acesse o WHM e customize o seu easyapache de acordo com as necessidades de seu ambiente.
    Faça o download do arquivo .yaml que você acabou de criar (exemplo: nome.yaml) e hospede-o em seu site, criando um diretório qualquer para isso se desejar.

Passo 2:
    Esteja no terminal de comandos linux, e então:

Código:
    # cd /usr/local/src
    # touch easyapache
    # nano easyapache [cole o conteúdo do script aqui]
    # chmod +x easyapache
    # screen -S facil
    # sh easyapache

Com isso, você poderá ir cuidar de suas outras tarefas. Se tiver que fazer o procedimento em 10, 20 ou 100 servidores, de uma só vez ou agendar via cron, será mais tranquilo. Terá apenas o trabalho de manter atualizado o arquivo nome.yaml em seu ftp.
    Você pode, ainda, criar um gatilho, ou seja, um micro script que fará os passos acima pra você. Agora é sua criatividade em ação.

Em VPS Xen:
    Código:
    #!/bin/bash
    yum clean all
    yum -y update
    /scripts/upcp --force
    sleep 30
    cd /var/cpanel/easy/apache/profile/custom
    rm -f nome*
    wget -c URL/nome.yaml
    /scripts/easyapache --profile=nome.yaml --build --skip-xen-broken-xm-check
    Em Dedicados ou VPS openVZ:
    Código:
    #!/bin/bash
    yum clean all
    yum -y update
    /scripts/upcp --force
    sleep 30
    cd /var/cpanel/easy/apache/profile/custom
    rm -f nome*
    wget -c URL/nome.yaml
    /scripts/easyapache --profile=nome.yaml --build

Embora precário e simples, o tal "script" ajuda. Eu já faço um completo aqui com tudo o que preciso (easyapache, nginx ou varnish, arquivos do WHM otimizados, CSF ou APF, etc), e atualizo aos sábados os arquivos relativos. Espero, sinceramente, que seja útil para alguém esta modesta contribuição.
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Uma ótima dica Eltern. Eu também trabalho muito com scripts e screens, deixando as mãos livres para trabalhar em outros servidores... tanto por uma questão de organização e colaboração com outros técnicos.
    É uma mão na roda.

Mas vou aproveitar que você mencionou o varnish e perguntar se você conseguiu integrar ele com o cPanel... Eu até falei sobre ele num outro post aqui no fórum, mas não tive mais oportunidade e tempo para fuçar o sistema e fazê-lo rodar certinho.
    Se puder compartilhar uma luz, eu e a comunidade agradecemos hehehe
    Alexandre Silva Hostert

Veezon
    Gerenciamento de Servidores

http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Alexandre, não criei (nem tentei) uma integração com cPanel para o varnish-cache.
    A gente faz a instalação dele pra clientes que não utilizam cPanel, aí é tudo 100% mais tranquilo.

Para cPanel, eu utilizo um plugin comercial - que mesmo assim, depende de analisar e testar "muito" as configurações. Como sempre, cada servidor demanda um ajuste diferenciado e se errar nelas, o varnish-cache torna-se um problema.
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Verdade, conheço o plugin comercial para o varnish e acabou sendo a única solução que consegui fazer funcionar/configurar.

E realmente, ele é bem mais tranquilo de manipular sem o cPanel.

Bom, de qualquer forma, obrigado pela experiência

Abraço!
    Alexandre Silva Hostert

Veezon
    Gerenciamento de Servidores

http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Ótima dica, estou compilando meu apache agorinha seguindo essa dica.

Daqui uma semana o tópico faz aniversário
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Mas vou aproveitar que você mencionou o varnish e perguntar se você conseguiu integrar ele com o cPanel... Eu até falei sobre ele num outro post aqui no fórum, mas não tive mais oportunidade e tempo para fuçar o sistema e fazê-lo rodar certinho.
    Você está tendo problema na instalação e/ou configuração em um servidor cPanel/WHM?

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Tem o apachebooster para o cPanel, um plugin que integra varnish+nginx+apache.
    Apachebooster

Mas não usei ainda.
    ApacheBooster | cPanel App Catalog

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem