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  1. #1
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    Nubank prepara programa de milhagem

    Jabazinho Estadão

    Claudia Tozetto - O Estado de S.Paulo
    21 Março 2016

    A Nubank, startup que oferece um cartão de crédito sem anuidade com gestão por meio de um aplicativo, se prepara para dar o próximo passo na evolução do serviço. A empresa – que já recebeu US$ 98 milhões em investimentos desde sua fundação, em 2013 – deve anunciar em breve um programa de fidelidade que permitirá que seus clientes acumulem pontos e os troquem por passagens aéreas. “Não atendemos os clientes interessados em programas de milhagem, que têm renda mais alta”, disse o colombiano fundador e presidente executivo da Nubank, David Vélez, em entrevista ao ‘Estado’. “Ainda não chegamos lá.”

    Até o momento, conforme a Nubank, mais de 2 milhões de pessoas já solicitaram o cartão de crédito – a empresa não revela quantas delas tiveram seu perfil de crédito aprovado e efetivamente receberam o cartão. Outras 400 mil ainda estão na “fila de espera”: já solicitaram o cartão, mas ainda aguardam a análise de crédito. “Não existe nenhum outro produto financeiro no mundo que conseguiu ‘viralizar’ como o nosso”, comemora o fundador da Nubank. “As pessoas não acordam querendo um cartão de crédito novo.”

    O programa de fidelidade já está nos planos de Vélez há bastante tempo, mas o executivo evita fixar uma data para o lançamento. Apesar disso, segundo fontes do setor, funcionários da Nubank já fizeram algumas reuniões nos últimos meses com empresas que oferecem programas de fidelidade, como a Smiles e a Multiplus – que têm as companhias aéreas Gol e TAM como maiores acionistas, respectivamente. “Já tivemos contato com a Nubank, mas ainda não há nada desenvolvido”, disse uma fonte.

    A descrição do atual momento da Nubank bate com o discurso de Vélez. Segundo ele, lançar um programa de fidelidade não é uma tarefa simples. O executivo afirma que não pretende adotar políticas de recompensa iguais às dos bancos tradicionais que atuam no Brasil. A empresa busca um modelo menos complexo. “Não faz sentido que o cliente não consiga ver os pontos recebidos em tempo real ou tenha um monte de obstáculos na hora de emitir uma passagem”, explica Vélez. “Queremos um programa de recompensas compatível com os valores do Nubank, de transparência e simplicidade.”

    Entraves. Em 2015, de acordo com dados divulgados no início de março pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), os programas de recompensa transferiram mais de R$ 2,8 bilhões em recompensas para os clientes, 22% a mais que em 2014. O alto potencial, porém, esconde particularidades que podem travar a inovação no setor.

    A principal delas está relacionada ao cálculo dos pontos, que é atrelado à cotação do dólar. Atualmente, os cartões de crédito informam na fatura quantos pontos o cliente vai receber se pagar o boleto. Como o ponto é atrelado à cotação do dólar no fechamento da fatura, é tecnicamente difícil informar o saldo em tempo real. O cliente pode trocar seus pontos por produtos, como eletrônicos, e passagens aéreas no ambiente do próprio banco ou transferi-los para programas de recompensa de terceiros. “Os bancos investem nos programas de milhagens, porque eles atraem os clientes que mais gastam e que são mais fiéis”, diz o diretor da Abecs, Leonel Andrade.

    Para o diretor de inovação aberta da consultoria Accenture, Guilherme Horn, a Nubank terá de oferecer um programa de fidelidade para conseguir aumentar sua base de clientes. E, segundo ele, há oportunidades para repensar a lógica de gestão dos programas de fidelidade. “É possível informar em tempo real os pontos acumulados a cada compra, deixando claro para o consumidor que se trata de uma estimativa”, sugere Horn.

    Nubank muda de escritório

    Quem chega ao novo escritório da Nubank, um prédio de oito andares em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, logo nota alguns sinais da mudança recente. Há poeira por todo lado e a equipe – que passou de 35 pessoas em janeiro de 2015 para 320 funcionários – ainda se espreme em apenas um andar, enquanto os outros ainda estão em reforma.

    “Vamos sublocar alguns andares para outras startups, mas a ideia é ocupar o prédio inteiro nos próximos anos”, conta Vélez.

    O escritório, que foi inaugurado em janeiro, ganhou visual moderno, com decoração na cor cinza e alguns detalhes no roxo que diferencia o cartão dos rivais – no térreo, há um painel grafitado feito especialmente para a startup próximo à recepção.
    http://economia.estadao.com.br/notic...em,10000022346

  2. #2
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    Tinha acabado de ler isto na exame, vamos ver se sai mesmo né...Porque tá demorando pra conseguirem esse programa de milhagem

  3. #3
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    Citação Postado originalmente por Seto_Ichitaka Ver Post
    Tinha acabado de ler isto na exame, vamos ver se sai mesmo né...Porque tá demorando pra conseguirem esse programa de milhagem
    Pela matéria paga acima, falta apenas resolver um não problema.

  4. #4
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    Atender os desejos de perfis de clientes bem diferentes não é tarefa fácil...

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Atender os desejos de perfis de clientes bem diferentes não é tarefa fácil...
    Eu estava me referindo a “Não faz sentido que o cliente não consiga ver os pontos recebidos em tempo real "

    Para mim, faz sentido porque 1) as milhas são contrapartida dos pagamentos do cartão e não das compras 2) as milhas ganhos em pequenas transações são centimetros-- você precisa agregar um valor razoável de despesas para o número de milhas ter algum poder de compra.
    Última edição por 5ms; 21-03-2016 às 19:55.

  6. #6
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    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Eu estava me referindo a “Não faz sentido que o cliente não consiga ver os pontos recebidos em tempo real "

    Para mim, faz sentido porque 1) as milhas são contrapartida dos pagamentos do cartão e não das compras 2) as milhas ganhos em pequenas transações são centimetros-- você precisa agregar um valor razoável de despesas para o número de milhas ter algum poder de compra.
    As milhas são creditadas conforme a cotação do dolar do dia do pagamento do cartão. O que você pode dar é uma estimativa de quantas milhas vai obter se a cotação do dolar for para pagamento do cartao hoje; ou se a cotacao for a msma de hoje na data do pagamento (que nem eh a de fechamento da fatura). É uma variavel que pode ser traduzida como "vamos ser processados porque creditamos menos milhas do que foi informado/previsionado para o cliente"

  7. #7
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    No santander me parece que só é possível trocar pontos por milhas via telefone e minimo de 15k, depois que é feito a operação, ela leva alguns dias para ser processado...Se o nubank conseguir fazer essa troca online por exemplo, p/ mim seria muito bom...

    Queremos um programa de recompensas compatível com os valores do Nubank, de transparência e simplicidade.
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    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
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  8. #8
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    No Bradesco, podemos trocar pelo site.
    Agora na bendita da Caixa, apenas ligando...

    E uma função que falta pro Nubank ser TOP! hahaha

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por redenflu Ver Post
    No Bradesco, podemos trocar pelo site.
    Agora na bendita da Caixa, apenas ligando...

    E uma função que falta pro Nubank ser TOP! hahaha
    No Bradesco apenas algumas trocas podem ser feitas pelo site. A que eu quis fazer, mudar para pontos Multiplus, teve que ser por telefone.

  10. #10
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    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    No Bradesco apenas algumas trocas podem ser feitas pelo site. A que eu quis fazer, mudar para pontos Multiplus, teve que ser por telefone.
    A que fiz pelo site do Bradesco foi para o TudoAzul, foi tranquilo.

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