Resultados 1 a 9 de 9
    Membro
    Data de Ingresso
    Aug 2016

Recomendações VPS / Cloud

Boa tarde pessoal,

Sou novo na comunidade, e gostei bastante do conteúdo aqui, gostaria de pedir opinião dos que tem mais experiência em cloud e VPS.

Atualmente possuo um plano de revenda Windows da locaweb, esse plano me fornece 60 GB de HD e 100GB de tráfego, e uma quantidade de emails bem limitada, porém não me dá liberdade nenhuma para alocar recursos para meus clientes, fora que tenho começado a usar extensões ssl nos meus sites para aumentar a segurança dos painéis administrativos e o ambiente deles está capengando com isso, dizem que talvez até o final do ano resolvem, ai me quebra né.

Gostaria de sugestões dos colegas de algum provedor confiável, e com um preço que não fuja muito do que pago hoje na locaweb (sei que é querer demais... rs, mas perguntar não ofende... rs) atualmente pago 60 reais no meu plano, andei vendo um post do scriptbrasil comparando alguns, mas ainda fiquei na dúvida. (http://www.scriptbrasil.com.br/vida-...res-cloud.html)

Li em alguns outros tópicos por aqui um pessoal indicando a Host1Plus, os preços dela estão atraentes, mas acham que vale a pena? Costuma dar muito problema? muito downtime?

Desde já agradeço a atenção.

Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Boa tarde Rodri..., ultimamente tenho testado vários provedores de VPS/cloud sempre a configuração mais básica de cada um:

Embratel São Paulo:
    4 meses de teste com VPS em container que ficou lento para a minha aplicação porem perfeito no upgrade, 100% uptime jã o de kernel customizavel não consegui fazer funcionar mesmo após 14 tentativas, era só fazer um upgrade que tudo parava de funcionar e muitas vezes nem boot dava mais. Abandonei.

Host1plus em Los Angeles testando já a 3 meses, VPS também é lenta para a minha aplicação porém upgrades perfeitos e sem problema nenhum, quando não sai do ar funciona perfeitamente bem. Tive o sistema fora do ar em 3 ocasiões nesses 3 meses:

2016-06-24 01:03:44 Connection Timeout 0 hrs, 25 mins e
    2016-07-14 17:23:31 Connection Timeout 3 hrs, 10 mins ( a VPS deu shutdown sem motivo algum ) e
    2016-08-03 07:13:54 Connection Timeout 0 hrs, 41 mins

ainda vou testar por algum tempo.

CentralServer São Paulo:

Estou no terceiro mês de teste sem nenhum problema, VPS perfeita, upgrade perfeito, nenhum problema de conexão, estabilidade perfeita, uptime 100%, só perde para a Amazon nos recursos disponíveis, o que me deixou bastante satisfeito até agora deixar isso bem claro foi o atendimento 100% feito pelo pessoal do suporte. A VPS esta com uma velocidade maior que a da embratel para a minha aplicação. Preço salgado mas esta valendo a pena.

Amazon:
    Utilizo a 3 anos e posso dizer que não tem nada parecido com o que eu tenha testado, 100% uptime, 100% estabilidade, tenho VPS com mais de 700 dias no ar sem problema algum. Preço bem salgado e em US$.

Foge desses caras: Locaweb, Maxihost e Under.

Essas são as minhas experiêcias com estes fornecedores com a mesma aplicação desenvolvida por min, outras pessoas podem ter experências diferentes com estes mesmos ok.

Abraço.
    http://www.rota53.com.br - Controle de Acesso, Bloqueio de Sites e auditoria de navegação na Internet<br>

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Considerações genéricas:

1. IMO passar de revenda 100% gerenciada para servidor sem gerenciamento é um desafio e tanto, um passo gigantesco, ainda mais quando sistema operacional, software básico, painel de controle, suporte, serão diferentes.

2. Não importa o preço do servidor (e eventualmente do painel de controle), em baixa escala não vejo possibilidade do custo ser o mesmo de uma revenda. Obviamente, a despesa pode ser mantida artificialmente baixa não remunerando o gerenciamento do servidor (leia-se, não recebendo/pagando pelo tempo e conhecimento requeridos) mas o custo real está lá e não é sustentável no longo prazo, a menos que seja subsidiado -- parte do plano de negócios.

3. AFAIC OpenVZ usa kernel antigo e limitações de container, o que pode impactar a instalação de software básico.

4. Operar serviço de e-mail é complexo e fonte permanente de aborrecimentos.
    Última edição por 5ms; 04-08-2016 às 14:54.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por pierre3L Ver Post
    Boa tarde Rodri..., ultimamente tenho testado vários provedores de VPS/cloud sempre a configuração mais básica de cada um
    Você já testou ou tem alguma restrição à Linode?

Membro
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Você já testou ou tem alguma restrição à Linode?
    Olá Pessoal, agradeço muito as dicas, realmente concordo com o 5ms, eu imagino que o valor a ser investido seria maior, levando em consideração a mão de obra demandada para gestão do painel, como tenho algum conhecimento em Linux, talvez isso não seja um problema muito grande... rs. E no futuro, eu tendo um serviço realmente confiável e gerenciável, posso ampliar minha cartela de clientes, de modo a tornar sustentável o valor.
    Hoje tenho uma quantidade ilimitada de sites, mas para cada site que insiro, a cota de disco indicada nos planos definidos é automaticamente alocada completa para o site, usando ou não o espaço fico com ele indisponível, sendo assim, se tenho planos com 2GB de armazenamento fico limitado a 30 sites apenas.

O meu maior problema é realmente a questão da falta de flexibilidade do host para com os clientes, para vocês terem ideia, tive que congelar uma implementação importante de segurança nos meus painéis de administrativos, por que a locaweb não consegue disponibilizar a extensão openssl do PHP no ambiente Windows.

A linode eu já tinha visto falar, achei até bem interessante a proposta de ser armazenamento SSD, mas fico com o pé meio atrás na questão da latência, por estar fora do Brasil, além de o plano com a mesma capacidade de armazenamento ser bem mais elevado ao que pago hoje (graças a essa maldita cotação do dólar...rs)

pierre3L, vou dar uma analisada nos que me indicou, mas realmente 3 downtimes em 3 meses para hospedagem de sites é algo suportável, hoje tenho mais downtime que isso na locaweb, vocês acham que é viável a experiência?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    @forum

O que eu tentei ressaltar é que manter um servidor de hospedagem tem alto custo, muito maior do que o aluguel do hardware e software. O fato de não pagar (trabalhar de graça) reduz apenas a despesa nominal e, idealmente, o serviço deveria entrar como débito/investimento a ser pago/recuperado dentro de um plano de negócios. Eu chamei a atenção do *forum* para esse ponto porque é muito comum o empreendedor avaliar/projetar uma iniciativa com salário zero e/ou custos abaixo da média de mercado, algo extensivamente debatido no WHT-US com conclusão invariante: se um negócio só é viável com custos irreais, não é um negócio --em outras palavras, se não existir no mercado um punhado de fornecedores oferecendo insumos por preços semelhantes o que se tem é uma oportunidade (temporária) de aumentar a margem liquida ao realizar um contrato vantajoso com preço inferior ao praticado no mercado, ou seja, o negócio deve continuar sustentável na ocasião que essa vantagem deixar de existir. Note-se que no caso de revenda o custo real também vai além do pago pela hospedagem porque existe todo um trabalho de conquistar e manter clientes, custo bem maior do que a parcela de R$ 2 da revenda. A questão critica é que esses R$ 2 / mês cobre um monte de serviços que liberam o tempo do empreendedor, seja para realizar tarefas menos tediosas e mais lucrativas do que administrar um servidor, seja para continuar gozando da liberdade de poder dormir e passear/divertir-se em paz. Certamente eu concordo com o OP sobre esse ser o preço a ser pago para expandir o negócio, e em algum momento todo provedor bem sucedido terá que passar por essa migração mas, para muitos, talvez a simples mudança de revenda, ou upgrade de plano, resolva satisfatoriamente.

Sobre a revenda Locaweb, existem pontos positivos importantes, como a boa aceitação de e-mails enviados. IMO não se deve ter a ilusão que ao contratar um VPS em um data center de reputação duvidosa vá se conseguir entregar e-mails para endereços de serviços da Microsoft (dominante no mercado), Yahoo!, etc, sem envolver um intermediário como SendGrid e outros. E sobre a Linode, no Texas eles usam infraestrutura da IBM Softlayer, que por sua vez mantém um backbone privado nos EUA, com POP em Miami. Concluindo, sobre latência, o desempenho é função de latência *e* congestão. Como repetido n vezes aqui no WHT-BR, a vantagem da latência menor é anulada se o nivel de packet loss for elevado, o que é comum em redes com capacidade insuficiente, e em casos criticos o uso de CDN é uma solução razoável se cabivel.
    Última edição por 5ms; 05-08-2016 às 14:53.

Membro
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Concordo com 100% do que disse... rs

Por isso estou analisando, reanalisando e reanalisando a real necessidade desta migração e também os custos envolvidos, até mesmo por que, minha cartela de clientes atualmente não é lá muito grande, basicamente são clientes que desenvolvem o site/sistema comigo, e acabam hospedando, uma das minhas maiores preocupações está justamente na questão dos emails, pois com isso não tenho do que reclamar da locaweb, e o tempo de resposta do suporte deles, para coisas leves é legal também, o que mais me chateia é a falta de flexibilidade lá, as versões de PHP que tenho disponível são 5.2 e 5.4, sendo que ambas já foram descontinuadas.

Mas eles me prometeram uma atualização para o Plesk 12 até o final do ano, acho que vou aguardar até ela para ver se meus problemas são resolvidos por lá, e se forem, adio um pouco a contratação do VPS.

Agradeço imensamente a ajuda dos colegas, e parabéns pela prestatividade 5ms e pierre3L.

Abraços

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Ate lá, se não for usar cPanel (ou outro facilitador), pode ser interessante contratar um VPS de 1€, ou servidor dedicado de 3€, instalar os trocentos software/serviços, ajustar as configurações sem a pressão de estar em "produção", principalmente mail, e deixar rodando por um bom tempo.

Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Não testei a Linode e não tenho nada contra, acho até bem atraente os produtos dela. Estou evitando por enquanto despesas em US$, basta a ferrada que tomei na Amazon esse ano, na Host1plus são só R$ 17,00, assim que eu estiver satisfeito com este teste darei uma olhada na Linode.
    http://www.rota53.com.br - Controle de Acesso, Bloqueio de Sites e auditoria de navegação na Internet<br>

Permissões de Postagem