Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 31
    Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010

Você liga pra cobrar o seu cliente e/ou manda boleto por correio?

Gostaria de debater este assunto com o pessoal.
    Vocês ligam cobrando os seus clientes, não necessariamente aqueles que estão há muito tempo, mas sim clientes recém chegado, vocês ligam para cobrar?
    No caso de hospedagem mensal e/ou até mesmo mandam boleto por correio?
    Tenho clientes que falam que não usam email e/ou não costumam ler muito os emails, mas quando é bloqueado reclamam.
    É certo que aqueles clientes que estão com a gente há muito tempo, que sempre pagaram certinho mas as vezes atrasam por esquecimento ou outros, a gente acaba sempre dando um longo prazo de tolerância, ao menos particularmente falando.
    E vocês amigos?

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Citação Postado originalmente por Seto_Ichitaka Ver Post
    Gostaria de debater este assunto com o pessoal.
    Vocês ligam cobrando os seus clientes, não necessariamente aqueles que estão há muito tempo, mas sim clientes recém chegado, vocês ligam para cobrar?
    No caso de hospedagem mensal e/ou até mesmo mandam boleto por correio?
    Tenho clientes que falam que não usam email e/ou não costumam ler muito os emails, mas quando é bloqueado reclamam.
    É certo que aqueles clientes que estão com a gente há muito tempo, que sempre pagaram certinho mas as vezes atrasam por esquecimento ou outros, a gente acaba sempre dando um longo prazo de tolerância, ao menos particularmente falando.
    E vocês amigos?
    tento de tudo, telefone, correio, recado com o vizinho, pombo correio, mas infelizmente só o que funciona é tirar do ar...

ontem mesmo eu estava me questionando sobre isso, o valor de uma hospedagem mensal não cobre esta mão de obra, para ser realista e pensar / querer crescer, só deixando no automático mesmo.

será legal ver outras opinições
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Então Winger, eu penso isto também.
    No meu caso, a hospedagem é R$15.00, cara...realmente você ficar ligando pra cobrar cliente e/ou ter trabalho pra mandar boleto por correio com alegação do cliente de não ver os emails é complicado.
    Tecnicamente ou teoricamente, pessoas que tem um site usam ou deveriam usar os emails, afinal o site é o estabelecimento e o email é o telefone de contato, mas por algum motivo desconhecido que foge da minha compreensão e talvez de muitos outros, não funciona assim. rs
    Eu tenho um cliente que ele se enquadra nisto, mas ele já falou pra mim que não vê muito os emails mas é só eu passar lá pra receber que paga e ele não paga mensal, paga semestral ou anual e como é aqui perto, então compensa o trabalho.
    Mas...tem aqueles que nem fala nada e quando a gente tira do ar, falam que é falta de profissionalismo nosso em não cobrar ou algo do gênero.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    uma solução para amenizar este problema é o cliente pagar semestral ou anual (de preferencia) ai até justifica algum metodo de cobrança alternativo.
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    É!
    Eu tenho falado isto para os clientes, alguns optam por isto e outros não, preferem continuar mensal.
    Particularmente falando, é quase humilhante você ligar pra cobrar cliente por uma hospedagem de site, eu tenho cliente que tem uns 15 sites comigo aí ele sim dá pra gente ligar, mandar SMS e talz, mas pra cobrar uma hospedagem mensal...é tenso!
    sdahuhusda

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Eu costumo ligar sim, principalmente porque no meu caso tenho perfil de clientes que as vezes nem sabem da existencia do site

Vou dar alguns exemplos:

O sobrinho do cara, tem visão de negócio e diz que o tio precisa de um site, então ele (o sobrinho) vai lá e faz todo o cadastro em nome do tio, gera o boleto, o tio vai lá e paga...passou um ano, o tio que é das antigas, nem lembra do site e é surpreendido pela cobrança por tel (porque nem o email de contato ele tem o habito de abrir), quando isso acontece existem alguns caminhos comuns

1 - ele lembra que foi o sobrinho que fez e tals e pede p/ enviar p/ email x ou falar com fulano de tal p/ ele gerar o boleto ou pede uma conta bancaria (ja que não vai saber imprimir o boleto), mas de alguma forma faz o pagamento.

2 - acha que o site não trouxe nenhum retorno, diz que não vai renovar porque acha que não usou e pede p/ cancelar.

Além disso, mesmo gente com conhecimento de informatica, que tem o habito de receber emails, acabam não abrindo os emails de cobrança, neste caso acho que um modulo de envio de sms e um contato de numero de celular ajuda a diminuir o custo de cobrança de clientes inadimplentes.

No meu caso, sempre que tenho a oportunidade de conversar com um cliente, eu vejo se o cadastro dele está atualizado e peço um numero de telefone fixo, com isso tu pode ligar p/ ele com bonús de cel, voip, cartão telefone de orelhão e até mesmo da mesa de atendimento de uma agencia bancaria hauhauauhahua (precisa ser muito mão de vaca p/ fazer isso :P)

No meu ponto de vista, um cliente inadimplente é quase um cliente perdido, então qualquer gasto que você tiver p/ recuperar ele vai sair no lucro. e supondo que não consiga renovar a hospedagem deste cliente (com ligação p/ celular por exemplo) acho que faz parte do negócio :P

Eu mesmo só costumo ligar p/ celular do cliente quando é um plano de hospedagem que não seja básico, faço uma avaliação do site do cliente também (se for um site bem feito "no meu ponto de vista", é provavel que ele não vai querer perder") da p/ saber + ou - se o cliente não pode ficar sem o site.

P/ acelerar o processo de cobrança de clientes inadimplentes, eu faço o seguinte

meu sistema suspende com 10 dias, mas com 4 dias, eu faço um envio de um template especifico avisando sobre a suspensão vai ocorrer no dia seguinte, então aguardo o cliente retornar.

Quando não tem retorno, eu faço a suspensão em 5 dias (quando tenho tempo de ficar vendo isso)

No meu caso, p/ não precisar ficar fazendo isso todo dia, eu sincronizo as datas de vencimento em 10, 20 e 30 de cada mês, assim consigo me organizar melhor.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Eu só ligo para clientes locais com os quais tenho algum contrato de desenvolvimento, os demais não.

Eu acho chato, desconfortável (pra mim e pro cliente). Suspender é garantia de dinheiro na conta em 75% dos casos.

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por angelcosta Ver Post
    Eu só ligo para clientes locais com os quais tenho algum contrato de desenvolvimento, os demais não.

Eu acho chato, desconfortável (pra mim e pro cliente). Suspender é garantia de dinheiro na conta em 75% dos casos.
    Exato.
    É o que eu penso, já pensou ficar ligando todo mês pra cobrar um valor infamo?
    Agora se o cliente paga anualmente compensa, a gente vai entra em contato, mas no mensal...sinceramente, já cheguei a fazer muito isto no começo, mas sinceramente fui caindo na real e é meio vergonhoso e tem clientes que falam que vai pagar e não pagam ou então querem cancelar mas não falam que vão cancelar.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Então Seto_Ichitaka,

Eu não encaro como vergonhoso cobrar os cliente (Seja lá qual for o meio de comunicação).

Acho que se eu presto um serviço, é obvio que quero receber, seja R$1,00

Se o cliente se comprometeu a pagar, estou ligando ou entrando em contato porque quero receber.

Com a mudança do banco real p/ santander, tive problemas no debito automatico, e a companhia de água cortou o fornecimento da minha casa com uma conta de R$17

Já tive o sinal de tv cortado por atrasar 18 dias (não completou nem um mês), valor de R$39,90

Não sei se alguém aqui já teve a conta de telefone atrasada (telefonica), eles ligam todos os dias p/ você p/ agendar o pagamento, e você acaba pagando porque não aguenta mais tanta ligação hehehehe

No meu caso (não sei como é o caso de vocês), não é todo dia que vende hospedagem de sites, e o indice de inadimplência é relativamente alto.

Eu prefiro gastar com telefone, dispor meu tempo em conversar com este cliente que geralmente diz qual foi o problema do atraso, que pode ser desde um simples esquecimento até um "não tenho tempo de ficar indo todo mês no banco" (dai a vantagem de ligar e saber o motivo do atraso).

Além disso, já é meu cliente, é mais fácil de trabalhar com ele do que conquistar um novo cliente com a concorrência de hospedagem que temos hoje.

Por fim, novamente no meu caso, eu vendo meu peixe... fazendo o cliente acreditar na importância que o site dele tem p/ negócio dele (e eu acredito nisso), por conta disso e um pouco de flexibilidade, eu consigo diminuir a inadimplência.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    No meu caso, espero alguns dias, se for cliente Vip, aqueles mais chegados, que conversam no msn e etc. Não suspendo, agora se for cliente problemático, 5 dias depois do vencimento o WHMCS suspende, e fica assim até a confirmação do pagamento.

Permissões de Postagem