Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    18,573

    Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco

    24/01/2017

    A partir de março, o cliente que atrasar uma conta poderá pagar o boleto vencido em qualquer banco, e não só naquele que emitiu a cobrança.

    A novidade faz parte de um sistema de registro de boletos, que está em fase de implementação pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), chamado de Nova Plataforma de Cobrança. O calendário de implementação dessa ferramenta se estende até dezembro, conforme o valor do título.

    Os boletos serão registrados na plataforma na hora da emissão. Ao pagar o débito, o banco consultará essa base para conferir se as informações estão corretas.

    Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com os do sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, explica a Febraban em nota.

    O comprovante de pagamento também será mais completo, com informações de juros, multa ou descontos aplicados sobre o valor da cobrança.

    Não entram na plataforma contas de consumo (como luz e água) e nem tributos (IPTU e IPVA).

    FRAUDES

    Um dos argumentos dos bancos para a criação dessa plataforma é a possibilidade de diminuir o risco de fraudes. Como os dados precisam obrigatoriamente bater, o golpe que adultera código de barras para que um fraudador receba o dinheiro fica mais difícil.

    Em 2014, a Polícia Federal e o FBI descobriram uma quadrilha internacional que contaminava computadores com vírus para que, na emissão do boleto, o código fosse alterado e o dinheiro, desviado.

    CALENDÁRIO

    A simplificação no pagamento de boletos terá implementação gradual até dezembro, conforme o valor da cobrança. Veja abaixo.

    Valor igual ou superior a R$ 50.000
    Implementação a partir de 13 de março

    Entre R$ 49.999,99 e R$ 2.000
    A partir de 8 de maio

    Entre R$ 1.999,99 e R$ 1.000
    A partir de 10 de julho

    Entre R$ 999,99 e R$ 500
    A partir de 18 de setembro

    Entre R$ 499,99 e R$ 200
    A partir de 23 de outubro

    Igual ou inferior a R$ 199,99
    A partir de 11 de dezembro

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado...de-marco.shtml

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    1,669
    Já estou prevendo clientes com boletos não registrados reclamando do fato de não poder fazer o pagamento do boleto em qualquer agencia após a data do vencimento.

    Hoje, tive um caso bem curioso, uma cliente pediu o cancelamento do serviço a dois dias atras, depois disso descobriu que usava o serviço hehehhe, então estávamos negociando a reativação do serviço quando ela reportou ter pago o boleto.

    Como não havíamos gerado a fatura ainda, até tinha achado que ela havia pago uma cobrança indevida de algum picareta...

    Quando ela enviou os detalhes do boleto, ela disse ter conseguido ter pago um boleto com vencimento de fevereiro de 2016 e que já estava pago :P (nosso boleto mesmo)
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

  3. #3
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    18,573
    Eu já paguei duas vezes um mesmo boleto da Amil. Vários anos depois recebi uma comunicação da Amil que eu tinha um pagamento em atraso há 3547648764659496478 dias. Depois da usual burocracia infinita tudo foi acertado mas realmente não faziam controle dos boletos: a Amil aceitou o duplo recebimento e o total "fechou" o que era devido no ano. Quando implantaram um novo sistema, foi detectado o boleto em aberto mas não o duplo pagamento (um deles antecipava o pagamento do boleto aberto) que constava no extrato da Amil emitido para IR.
    Última edição por 5ms; 25-01-2017 às 00:06.

  4. #4
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    18,573
    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    Quando ela enviou os detalhes do boleto, ela disse ter conseguido ter pago um boleto com vencimento de fevereiro de 2016 e que já estava pago :P (nosso boleto mesmo)
    Se você não tivesse conhecimento, como o seu sistema teria processado esse pagamento?

    O sistema do banco não deveria ter cobrado multa? Não existe prazo limite para pagamento?

  5. #5
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    1,669
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Se você não tivesse conhecimento, como o seu sistema teria processado esse pagamento?

    O sistema do banco não deveria ter cobrado multa? Não existe prazo limite para pagamento?
    Por telefone, eu orientei a cliente a tentar cancelar o pagamento, hoje, compensou o boleto que geramos posteriormente para ela e o antigo não compensou, ou ela conseguiu cancelar ou nem chegou a fazer o pagamento.

    Aqui como trabalhamos com serviço pré-pago, nossos boletos não geram multa...já a questão dela ter gerado o boleto, foi o que mais me intrigou, mas tenho certeza que ela pegou um boleto em pdf, geralmente enviamos para os clientes via ticket quando solicitado.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

  6. #6
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    18,573

    Pagamento de boleto em qualquer banco fica para julho

    Não é um país sério

    01/02/2017

    A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) adiou de março para julho o início da operação da plataforma que vai unificar a cobrança via boletos. Criado para coibir fraudes, o sistema traz como principal novidade para o cliente a possibilidade de pagamento da fatura em qualquer banco mesmo após a data de vencimento.

    O adiamento ocorreu para que os bancos tivessem tempo de fazer ajustes em todos os canais de atendimento, como celular e correspondentes, segundo Walter de Faria, diretor-adjunto de operações da Febraban. “Entendemos que seria prudente mudar o prazo para evitar qualquer problema”, diz.

    É a segunda vez que a Febraban adia a entrada em operação da plataforma. Inicialmente, o sistema estava previsto para começar em janeiro deste ano. As mudanças ocorrerão de forma gradual, primeiro com os boletos com valor acima de R$ 50 mil. Em setembro, será a vez das cobranças a partir de R$ 2 mil. A data final do cronograma, quando todas as faturas devem estar na plataforma, foi mantida em 11 de dezembro.

    O número de boletos bancários emitidos no país chegou a 3,7 bilhões em 2015. A movimentação chamou a atenção de quadrilhas que se especializaram em fraudar os documentos.

    Com o novo sistema, todos os boletos passarão a ser registrados. No sistema atual, o banco só toma conhecimento da cobrança quando o documento bate na compensação, o que facilita a ação dos criminosos. No ano passado, o volume de recursos desviados com o chamado golpe do boleto chegou a R$ 320 milhões, de acordo com dados preliminares da Febraban.

    http://www.valor.com.br/financas/485...ado-para-julho

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •