Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 40
    Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Dec 2014

Servidor dedicado

Boa noite pessoal, até hoje só trabalhei com servidores virtuais e sempre conseguir reverter algumas besteiras que fiz seja dando um reboot na instância ou criando outra máquina virtual e começando novamente a configuração.
    Estou chegando no ponto que estou tendo muitas VMs e a coisa esta começando a ficar cara e trabalhosa e estou pensando em trabalhar com um servidor dedicado e então apareceu as dúvidas:

1 - Como faço para dar um reset na máquina quando essa travar por um motivo quanquer?

2 - Se eu desligar a máquina como religá-la?

3 - Como trocar o Sistema Operacional?

4 - Se eu fizer um upgrade no S.O. e a máquina não der mais boot o que faço?

5- Existe algo mais com que se preocupar?

6- Tenho pesquisados por datacenters americanos e achei dois que gostei que são:

Hivelocity - https://www.hivelocity.net e

Reliable Servers https://www.reliableservers.com/

Alguem aqui conhece estes 2? Algo contra ou a favor?
    http://www.rota53.com.br - Controle de Acesso, Bloqueio de Sites e auditoria de navegação na Internet<br>

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por pierre3L Ver Post

1 - Como faço para dar um reset na máquina quando essa travar por um motivo quanquer?

A resposta para cada um das questões depende da infraestrutura do data center, infraestrutura do provedor, hardware do servidor, painel de controle, e do plano de suporte.

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    1 a 4.
    A grande maioria dos datacenters nesse mercado tem sistemas automatizados para reboot remoto via painel de controle ou acesso IPMI e também reload do sistema operacional, da mesma forma que as VMs. Claro que o reload não é tão instantâneo como criar uma máquina virtual, mas, caso não haja nenhuma falha de hardware, dá para fazer tudo sem depender de suporte local.

5. Ter uma boa estratégia de backup externo.

6. Tenho um servidor na Hivelocity há quase 14 meses e não tenho do que reclamar. Para não dizer que nunca houve nenhum incidente, em duas ocasiões nesse período identifiquei falhas intermitentes na rede com quatro ou cinco pequenas quedas no mesmo dia. Nenhum delas chegou a dois minutos. Já passei por Softlayer e Netdepot e não poderia estar mais feliz na Hivelocity, tanto com preço como com performance.
    Uma dica é ficar de olho na página deles nas promoções que vão e voltam, pode-se conseguir um desconto relevante. Normalmente os "Instant" servers são mais atraentes que os "Configuráveis", mas nada impede de, se for o caso, pedir disco(s) adicionais após a entrega do servidor (fiz assim depois de conversar com vendas).
    Última edição por Arr; 21-02-2017 às 10:54.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por Arr Ver Post
    A grande maioria dos datacenters nesse mercado tem sistemas automatizados para reboot remoto via painel de controle ou acesso IPMI
    A maioria não tem IPMI e cobra caro por acesso IPMI, inclusive a OVH.

Claro que o reload não é tão instantâneo como criar uma máquina virtual, mas, caso não haja nenhuma falha de hardware, dá para fazer tudo sem depender de suporte local.
    Não exatamente. O comum é oferecer um conjunto pré-configurado de algumas versões de alguns (poucos) sistemas operacionais com pouca ou nenhuma opção de partição. Para instalar fora do trivial é necessário acionar o suporte ou ter meios adequados.

As questões 1-4 devem ser encaminhadas ao provedor, questionando também custos e prazos. A facilidade estar disponivel não implica que não será cobrada, é o chamado hidden costs.

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Deixa eu refrasear:

A maioria dos BONS datacenters...

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Deixa eu refrasear:

A maioria dos BONS datacenters...
    Deixa eu pegar no seu pé:

Independe. É mais uma questão comercial.

O fato é que o hardware custa barato para Supermicro e caro para HP/DELL. Provedores que compram de segunda-mão de grandes empresas eventualmente "ganham" o hardware e alguns não cobram. Outros é despesa obrigatória, como na Online.net, porque o sistema de controle deles exige.

Na WholeSaleInternet algumas máquinas tem, não cobram a mais. Na DatabaseByDesign não cobram.

Na Delimiter, ocasionalmente, em um data center é grátis, em outro cobram adicional de US$ 20 / mês para a mesma configuração.

Eu tenho um DELL na Dacentec que tem o hardware mas para usar seria caso de um contrato $eparado.

Na verdade, não saberia dizer quais data centers tem IPMI em todas as máquinas porque não é algo muito explorado em ofertas, como não é alimentação 2N.

Mas IPMI também não resolve todas as broncas: já tive servidor da Online.net que não deu boot na entrega e foi preciso criar ticket.

Power cycle via remote boot também não resolve sempre.

Painel? Imagino que alguns felizes clientes da OvH também tenham passado pela situação do servidor não dar boot após um comando reboot, ficando com o painel inativado até intervenção do suporte.

Como sempre, você precisa dos recursos para atender a finalidade a que se destina o equipamento. Se você não usa OS exóticos, partições e filesystems exóticos, pode estar de bom tamanho um "template" que instala o OS em um clique. Desligar o equipamento, cada vez menos é permitido. Alterar BIOS é violação grave na Online.net. Reiniciar o sistema e não entrar, remote boot provavelmente não vai ajudar. ...
    Última edição por 5ms; 21-02-2017 às 12:25.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Em relação ao IPMI, é importante atentar onde a porta de rede do hardware será conectada.

IMO a melhor implementação é (era?) a da Softlayer: rede privada fisica 100% separada da rede pública com acesso externo VPN usando carrier distinto. Teoricamente, o usuário pode usar qualquer programa cliente.

A implementação mais comum seria disponibilizar as funcionalidades via API, interface WEB, painéis de controle, usando rede privada (interna), fisica ou não.

A opção menos desejável seria conexão à rede pública de forma permanente, IP fixo e sem ACLs.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Minhas respostas são com base na OVH (Canada)

Você pode reiniciar o servidor a partir do painel de cliente da ovh

Na ovh, acredito que será possivel apenas reiniciar, não é possivel desligar o servidor.

Com poucos cliques, poderá formatar e reinstalar um novo sistema operacional, tudo via painel.

Poderá reiniciar em modo rescue, fazer diagnosticos de hardware e poderá também copiar dados importantes do servidor nesse modo, e depois disso, se necessário, poderá formatar a maquina.

5- Existe algo mais com que se preocupar?

No meu ponto de vista, backup externo, sempre tenha um

Printscreen do painel:

oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Em relação ao IPMI, é importante atentar onde a porta de rede do hardware será conectada.

IMO a melhor implementação é (era?) a da Softlayer...
    Softlayer e NetDepot usam (usavam) redes privadas físicas independentes da pública, sendo a SL 100% independente com links (Cogent) que não se misturavam com a rede pública, como você citou. Gostava, pois habilitava a administração dos servidores apenas pela rede privada e tinha uma camada a mais de segurança.
    Hivelocity anuncia rede privada, mas apenas para interligar seus próprios servidores dentro do data center. O acesso IPMI é via VPN.

Quanto a ser "bom" ou não já entra, claro, no campo da subjetividade. Mas a padronização do hardware e serviços entra nesse quesito e demonstra o cuidado de planejamento. Um padrão regular na entrega de novos pedidos é outro ponto importante a se levar em conta. IPs limpos...
    Por outro lado provedores de "2ª mão" podem atender suas necessidades perfeitamente, como também um data center 5 estrelas não significa ficar isento de problemas. Recentemente migrei um servidor da SL para Turnkey Internet.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    Minhas respostas são com base na OVH (Canada)

Poderá reiniciar em modo rescue, fazer diagnosticos de hardware e poderá também copiar dados importantes
    Não é garantido que após um boot falhar a opção para mudança para rescue estará disponivel.

Também as opções de reboot e reinstalação podem estar inativadas.

Na OvH, dependendo da causa do problema, poderá ser necessário o suporte intervir e colocar em rescue ou simplesmente sanar a falha e o servidor entrar normalmente (ex estranhamentos com MAC). Enquanto isso, o usuário não poderá fazer nada. Em outras palavras: você fez um upgrade que deu zebra, pode acontecer de não ser possivel tentar um novo boot (mesmo rescue) ou tentar reinstalar sistema operacional. Pode ser resolvido em minutos ou horas.

Sobre a questão 5, me veio a mente que é recomendável monitorar os HDDs.

Nos VPS/VMs, geralmente são utilizados equipamentos novos e com maior proteção.

Dedicado é outro animal. É importante considerar SLA de substituição de hardware porque as piores surpresas vem daí.

Permissões de Postagem