Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Aveiro, Portugal
    Posts
    163

    Novo sistema de backup do cpanel

    Olá Pessoal,

    Vou tentar ser resumido:


    Imagine um cenário de um VPS com 100Gb de espaço em disco, então você tem o CPANEL LEGACY BACKUP ativado, fazendo backup diário, sem retencão. O backup de hoje substitui o do dia anterior. Faço muito isso porque tenho scripts com rsync que copiam o backup diário para um servidor externo (que por sua vez vai fazendo retenção).

    Neste quadro, um VPS com 100Gb de espaço e 40Gb de dados, gera um backup de no máximo 40Gb e ainda sobra 20Gb de espaço, certo? E no dia seguinte o LEGACY BACKUP faz overwrite e grava novo backup.

    Agora a CPANEL está forçando aos poucos o uso do NOVO BACKUP, muito bom o sistema, legal e etc. MAS o maldito faz o seguinte: ele NÃO apaga o backup anterior enquanto o novo backup não completar 100%. Ou seja, no VPS e 100Gb, com 40Gb de dados, ele gera o backup de 40Gb (sobrando assim 20Gb) mas no dia seguinte é preciso ter mais 40Gb para um novo backup ser feito, e só depois disso é que ele apaga o backup anterior.

    Em outras palavras, para fazer um unico backup diario de 40Gb é preciso ter 80Gb livres.

    Já testei e assim está, e na documentação do 11.64 diz claramente:

    - "Retention behavior - When a complete backup finishes, the system deletes the oldest backup. When the system backup partially completes (fails), the system will not delete the oldest backup, and it will continue to retain the oldest backups. This procedure ensures that the system retains at least one retained complete backup." - MANUAL do 11.64 - (https://documentation.cpanel.net/dis...cdcdb07e7a8a8f)

    Claro que isso é mais seguro. Só que exige um espaço de backup duplicado.

    Em um dedicado, beleza, temos disco de dados de 2Tb, entao vamos lá colocar disco de 4Tb para guardar 1 backup.

    Mas e em sistemas VPS que usualmente só tem 1 disco? Resultado: 2/3 do espaço em disco precisa ser reservado para backup. VPS de 200Gb? Legal, só use 66Gb porque o resto precisa ficar reservado para guardar 1 backup.

    O que acham? Estou esquecendo de algo? Errei em algo? Já tem alguém usando o novo sistema de backup?

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    1,669
    Então mindnet,

    Acredito que optando pelo backup incremental você deve resolver esse problema (supondo que esteja falando do backup compactado) que realmente faz isso, ele precisa concluir todo o processo de backup e somente depois disso remover o antigo...

    O backup Incremental, vai usar mais espaço em disco (pois não compacta), no entanto a cada backup, ele vai apenas acrescentar arquivos modificados, então depois do primeiro backup, os demais são bem mais rápidos...

    Outra vantagem que vejo nisso é exatamente para fazer rsync para um servidor externo...apenas novos arquivos são copiados também...
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

  3. #3
    Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Aveiro, Portugal
    Posts
    163
    Chuva,

    Vou aguardar o cpanel 11.66, pois pelo que divulgaram o backup incremental remoto será liberado no 11.66.

    Estive testando sem compatação e o novo sistema não faz mais como o LEGACY (o legacy sem compactação copia arquivo por arquivo de cada conta e mantém assim) - o novo backup cria um TAR de cada conta (só o TAR sem compactar).

    E tem uma pá de gente reclamando nos forums e requests do cpanel que a retenção + sem compressão (TAR) está usando muito espaço em disco, além do necessário.

    Hoje tenho servidores com LEGACY sem compressão, o legacy nao faz tar então na hora do rsync para o backup externo ele só copia os arquivos que foram alterados, seja html, php, emails etc. -

    Ainda hoje conversei com uma pessoa lá da CPANEL, por email, expliquei a situação e eles ficaram de olhar e ver se podem resolver.

    Basta eles colocarem uma opção para "apagar" o backup anterior antes de fazer o novo, assim como o legacy faz - e ativa a função quem quiser.

    Sinceramente não acho que o novo sistema de BACKUP está bom, melhorou muito - mas ainda não está 100%.

    abraços

  4. #4
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    18,573
    Apagar o backup anterior antes de completar com sucesso o novo é como não ter backup

    (o legacy sem compactação copia arquivo por arquivo de cada conta e mantém assim) - o novo backup cria um TAR de cada conta (só o TAR sem compactar).
    Copiar ou rsync de arquivo por arquivo é lentissimo. Não é a forma usual de sistemas de backup. Como disse o Chuva, seria o caso de backups incrementais.

    O TAR sem compactar abre a possibilidade de usar gpg sem incorrer em dupla compactação.

  5. #5
    Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Aveiro, Portugal
    Posts
    163
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Apagar o backup anterior antes de completar com sucesso o novo é como não ter backup
    De forma geral sim. Mas cada caso é um caso.

    Tenho aqui algumas dezenas de VPS alugados para clientes, onde existe backup externo - mas para o backup externo existir eu preciso que o cpanel faça o backup interno primeiro.

    Com o sistema LEGACY BACKUP do cpanel, o script deles vai gerando backup das novas contas e escrevendo por cima do backup anterior (conta-a-conta). Concordo que não é a melhor opção, mas quando você tem um servidor VPS com 100Gb de disco, 40Gb de dados, não há outro jeito de gerar um backup (não há espaço livre para guardar 2 backups ainda que temporariamente). Se tentar gerar um novo backup antes de apagar o atual, não terá espaço em disco. Lembrando que cada VPS tem backup em servidor externo e tem os snapshots da máquina toda - portanto o risco é reduzido.

    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Copiar ou rsync de arquivo por arquivo é lentissimo. Não é a forma usual de sistemas de backup. Como disse o Chuva, seria o caso de backups incrementais.
    Nos meus servidores compartilhados uso backup legacy do cpanel gerando backup descompactado, tudo é guardado arquivo-por-arquivo sem usar .tar ou .tar.gz.

    Quando atualizo o backup externo com rsync, só é copiado os arquivos (html, php, mysql, emails etc) que foram alterados. É muito rápido. Uma máquina com 1 terabyte de dados, 500 contas cpanel, quando atualizo um backup semanal com 7 dias de alterações acumuladas leva apenas 3 horas para atualizar em um servidor remoto. Não passa de 3 horas.

    Se for uma atualização diária, nao passa de 10 a 20 minutos, para atualizar tudo (ou seja, copiar só o que foi alterado desde o dia anterior).


    Mas enfim, já conversei via e-mail com uma senhorinha lá da cpanel.net e ela concordou comigo que é uma situação "complicada" existir esta situação, onde para guardar 1 (UM) backup de 40GB é preciso der 80Gb de espaço livre. Coloca isso em um dedicado com 1Tb de dados, e para ter um backup local gerado pelo cpanel você terá de ter 2Tb de disco para o backup.

    Isso porque o maldito sistema novo quer gerar primeiro um backup completo das 500 contas para depois apagar o backup do dia anterior. QUANDO que o sistema poderia ir apagando conta-a-conta, ou seja fez backup da conta 1 HOJE, entao apaga o backup da conta 1 de ONTEM e vai repetindo assim ate acabar as 500 contas, assim o requerimento de espaço livre para backup é praticamente o mesmo (1:1, se tem 100Gb de dados, precisa de 100Gb de espaço para backup).


    Por último até onde li o LEGACY BACKUP ainda vai sobreviver vários meses, mas por via das dúvidas já estou testando o JETBACKUP que é o sistema de backup/restore que o cpanel deveria ter. Só fico com medo da confiabilidade do Jetbackup, complicado confiar algo assim em uma solução não-nativa.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •