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  1. #1
    WHT-BR Top Member
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    .BR - Cuidado com fraudes de cobranca

    Prezados(as),

    Recebemos denúncias de usuários informando o recebimento de cobrança
    indevida do serviço de registro de nomes de domínio no .br e, diante
    disso, o Registro.br (serviço prestado pelo Nic.br) esclarece que:

    - Não envia boletos prontos para os usuários, nem por e-mail nem por
    correio postal. Os boletos de cobrança são gerados diretamente em
    nosso site https://registro.br , por meio de link encaminhado aos
    contatos, ou por meio do painel de usuário com o login e
    senha. Portanto, caso receba algum boleto bancário com a denominação
    "Registro.br" que não tenha sido emitido diretamente por você em
    nosso site, desconfie;

    - Não envia avisos de renovação por correio postal, apenas por
    e-mail. Enviamos apenas emails informando o prazo para renovação da
    manutenção do registro de domínio e se o usuário quiser renovar,
    deverá acessar o site https://registro.br , com seu login e senha e
    fazer o pagamento via cartão de crédito ou gerar um boleto bancário;

    - Para se certificar de que um boleto é legítimo do Registro.br,
    solicitamos verificar as orientações descritas em:
    https://registro.br/boleto-malicioso.html , que identificam
    favorecido, banco emissor e numeração dos boletos emitidos. Ou,
    ainda, entrar em contato com a nossa central de atendimento [1];

    - Não presta outros serviços que não sejam registros de domínios ou
    alocação de recursos de numeração - como, por exemplo, não realiza
    os serviços de hospedagem de páginas Web;

    - Não emite boletos para pagamentos de caráter opcional ou
    facultativo; nosso boleto se refere a serviços previamente
    solicitados;

    - Não protesta boletos não pagos, nem aplica multa ou juros. Por um
    boleto não pago, entende-se apenas que não há interesse no serviço,
    e o mesmo é cancelado sem nenhum custo adicional ao usuário;

    - Atente-se a códigos maliciosos que podem ser instalados em seu
    computador, alterando códigos de barras de qualquer boleto gerado em
    qualquer site [2].

    Em caso de dúvidas, por favor entre em contato pelo e-mail
    pagamento@registro.br ou entre em contato com nossa central de
    atendimento [1].

    Atenciosamente,
    Registro.br

    [1] https://registro.br/contato.html
    [2] https://cartilha.cert.br/fasciculos/...maliciosos.pdf
    ................................

  2. #2
    Web Hosting Master
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    Estes boletos facultativos é algo bem antigo.
    Recebo diversos mensalmente.

    Os que recebo são emitidos(maioria) via Santander.

  3. #3
    WHT-BR Top Member
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    [off topic] Estou observando o comportamento de alguns clientes que não lê nada dos emails que enviamos e um especificamente na semana passada que ligou para nosso suporte solicitando uma ajuda para remover a suspensão do serviço com a justificativa de que tinha feito o pagamento naquele dia...

    Após conversar um pouco com o cliente, ele estava intransigente afirmando que já havia feito o pagamento e que o serviço deveria ser ativado imediatamente...

    Quando foi perguntado sobre a forma de pagamento utilizado, não sabia dizer (tinha sido por boleto via internet banking do bradesco...e no email que enviamos a fatura, existem informações completas sobre as formas de pagamento, incluindo transf. entre contas bradesco)

    Nesse mesmo email, informamos que o serviço suspenso está condicionado a compensação do pagamento e deixamos claro que se a pessoa tem pressa na reativação, utilizar o boleto apenas como ultima opção...

    Na maioria dos clientes, esse texto com informações bastante importante é totalmente irrelevante, pois muitos clientes não lê nada...

    Voltando para esse cliente especifico, perguntei sobre a leitura desse email, mas ele não queria saber de nada, queria apenas o serviço ativo alegando que estava pago...

    resumindo, esse cliente não sabia a data do vencimento da fatura, não sabia a tolerância após a data do vencimento (já que o serviço é pré-pago), não sabia as formas alternativas ao boleto e estava literalmente enchendo o saco por ter preguiça de ler :P

    Cliente desde 2011 e com atrasos recorrentes e orientações recorrentes a cada ticket aberto...

    Se outros Brasileiros estão nessa mesma pegada, o golpe do boleto facultativo é um negocio muito bom heheheh
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

  4. #4
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    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    [off topic] ...
    Se outros Brasileiros estão nessa mesma pegada, o golpe do boleto facultativo é um negocio muito bom heheheh
    Por coincidência, um cliente nos informou hoje que o nivel de inadimplência de boletos de R$ 100+ está em 70%. Informou também que não tem dinheiro para nos pagar.

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    [off topic] o golpe do boleto facultativo é um negocio muito bom heheheh
    Evidente que é lucrativo, afinal os caras nao param de enviar estes boletos fazem anos. Se não desse grana não estavam bancando isso.

    Uma vez por mes tenho cliente que cai nisso.

  6. #6
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    Citação Postado originalmente por mindnet Ver Post
    Evidente que é lucrativo, afinal os caras nao param de enviar estes boletos fazem anos. Se não desse grana não estavam bancando isso.

    Uma vez por mes tenho cliente que cai nisso.
    O boleto registrado pode não resolver isso, mas ele aumenta o custo de emissão ao requerer pagamento tanto por emissão quanto por recebimento. Então algo nesse "business plan" vai ter que mudar... provavelmente a fraude típica suba de R$150 para R$250 para compensar o custo de registro.

  7. #7
    Louco pelo WHT Brasil
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    Tem intermediário de pagamento que não cobra a taxa de emissão de boleto (Iugu, paghiper...). Será que eles pagam ao banco por boleto emitido?

    Por outro lado, nunca soube de fraudes em boletos utilizando intermediários de pagamento...

  8. #8
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    Citação Postado originalmente por Abadan Ver Post
    Tem intermediário de pagamento que não cobra a taxa de emissão de boleto (Iugu, paghiper...). Será que eles pagam ao banco por boleto emitido?
    Porque eles assumiram esse custo dentro do modelo de negócios, e devem ter algum mecanismo de controle de abusos para evitar esse tipo de emissão desenfreada.

    Citação Postado originalmente por Abadan Ver Post
    Por outro lado, nunca soube de fraudes em boletos utilizando intermediários de pagamento...
    Até pq o intermediário pode acabar retendo esse dinheiro e não repassando para o fraudador... boleto direto do banco o cara retira o dinheiro na boca do caixa e some.

    Mas não dá para descartar uma possível "inovação" dessas...

  9. #9
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    Na minha experiência, nunca recebi boleto de "fraude". Esse assunto é surrado e acho estranho o NIC ter enviado comunicação. Talvez tenha mudado o MO. O que é razoavelmente sabido é que os boletos se referem à oferta de serviços opcionais. Imagino que funciona para empresas desorganizadas e usuários incautos. Se não tem a paciência de ler paga pelo descaso. Porém talvez alguns queiram o serviço e paguem conscientemente. Quanto ao virus que "altera" código de barras, o boleto legitimo também seria afetado.

  10. #10
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    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Na minha experiência, nunca recebi boleto de "fraude". Esse assunto é surrado e acho estranho o NIC ter enviado comunicação. Talvez tenha mudado o MO. O que é razoavelmente sabido é que os boletos se referem à oferta de serviços opcionais. Imagino que funciona para empresas desorganizadas e usuários incautos. Se não tem a paciência de ler paga pelo descaso. Porém talvez alguns queiram o serviço e paguem conscientemente. Quanto ao virus que "altera" código de barras, o boleto legitimo também seria afetado.
    Existem três vetores distintos de fraudes:
    - Vírus que altera código de barras (e que não se restringe a boletos do Registro.br)
    - Boletos enganosos (mas não fraudulentos, propriamente)
    - Boletos fraudulentos

    Apesar do comunicado ter encampado os três vetores, o que foi observado recentemente foram muitos boletos fraudulentos, com logotipo do Registro.br, texto copiado do boleto do Registro.br, valor idêntico ao do Registro.br, envio de boleto por e-mail. Os boletos dos "serviços opcionais" são mais comumente enviados por correios do que por e-mail, inclusive para tentar chegar no "contas a pagar" sem que alguém de TI veja.

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