Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11

Tópico: Cidades.br

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011

Cidades.br

Nos próximos dias o Registro.br irá ativar os primeiros DPNs (categorias de registro) da iniciativa Cidades.br (http://cidades.registro.nic.br), a saber:
    João Pessoa - .jampa.br - 08.06.2017 12h00 (meio-dia)
    Florianópolis - .floripa.br - 12.06.2017 12h00 (meio-dia)
    Porto Alegre - .poa.br - 14.06.2017 12h00 (meio-dia)

Todos serão passíveis de registro por pessoas físicas e jurídicas, e apesar de direcionados a cidades específicas, não serão restritos a titulares dessas cidades.

Ao longo dos próximos dias serão enviados e-mails para os titulares que são clientes da interface Web do Registro.br para avisar desse lançamento.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Legal, uma opção para empresas locais sem disputar o concorrido .com.br

Curioso sobre o caso do Rio, ter diferentes responsáveis pelo domínio XPTO.rio e XPTO.rio.br pode gerar certa confusão. Na prática, creio que quem tiver algo local no Rio vai ter que registrar nos dois.

Lógico, estou supondo que o Rio terá um rio.br também em uma fase futura.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Citação Postado originalmente por Abadan Ver Post
    Legal, uma opção para empresas locais sem disputar o concorrido .com.br
    Para empresas mais de presença física mesmo, um espaço de nomes local é de fato a melhor opção. Fora a menor concorrência, tem também maior relevância de SEO sem muito trabalho.

Citação Postado originalmente por Abadan Ver Post
    Curioso sobre o caso do Rio, ter diferentes responsáveis pelo domínio XPTO.rio e XPTO.rio.br pode gerar certa confusão. Na prática, creio que quem tiver algo local no Rio vai ter que registrar nos dois.

Lógico, estou supondo que o Rio terá um rio.br também em uma fase futura.
    Qual vai ser o do Rio ainda está em consulta na enquete, mas .rio.br está ganhando e é bem provável... como é também o NIC.br que provê infra-estrutura para o .rio, apesar das políticas do .rio serem definidas pela prefeitura do Rio, há idéias de como endereçar essa questão sendo consideradas.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    De https://registro.br/dominio/categoria.html , mais datas e DPNs definidos:

BELEM.BR Belém (a partir de 22/06/2017 12h)
    FLORIPA.BR Florianópolis (a partir de 12/06/2017 12h)
    JAMPA.BR João Pessoa (a partir de 08/06/2017 12h)
    POA.BR Porto Alegre (a partir de 14/06/2017 12h)
    RECIFE.BR Recife (a partir de 26/06/2017 12h)
    VIX.BR Vitória (a partir de 19/06/2017 12h)

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Não sabia que chamavam a cidade de jampa. Coitado do João, assassinado duas vezes.

Agora vix ficou estranho. Engevix é de lá mas chamam Vitória de vix?

Vai ter sampa.br?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Não sabia que chamavam a cidade de jampa. Coitado do João, assassinado duas vezes.

Agora vix ficou estranho. Engevix é de lá mas chamam Vitória de vix?

Vai ter sampa.br?
    sampa.br está liderando em http://cidades.registro.nic.br ... mas há dúvidas pela divisão entre pessoas que usam e que não usem esse termo para se referir à capital de SP.

Quanto a VIX, em várias cidades o código do aeroporto local está liderando. Por vezes só conhece a terminologia quem viaja de avião, mas no caso de VIX é mais abrangente.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010

off-topic

@Rubens,

Uma curiosidade que não sei se você pode revelar:

Excluidos os dominios recém-registrados, os não renovados, os sem respostas de nameservers, etc, qual seria a porcentagem mensal de dominios ativos que alteram nameservers auth?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    @Rubens,

Uma curiosidade que não sei se você pode revelar:

Excluidos os dominios recém-registrados, os não renovados, os sem respostas de nameservers, etc, qual seria a porcentagem mensal de dominios ativos que alteram nameservers auth?
    Isso é algo que com certeza nós nem temos o número, apesar de ser possível levantar... o que temos publicado de números que podem ajudar a inferir algo:
    - Nos últimos 30 dias registramos 98 mil domínios e removemos 103 mil domínios.
    - De toda a base de domínios, 94% tem resposta DNS autoritativa; 6% falham.

Se você está tentando estimar a dinâmica no mercado de hospedagem, vale notar que é possível mudar de hospedagem apenas usando os DNS do próprio Registro.br ... quem tem relatórios que podem mostrar melhor isso é o HostCenter:
    http://hostcenter.com.br/

(especialmente nos relatórios de períodos mais longos)

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Estou tentando estimar o impacto de um país suspender a Internet

Não seria dados dos nameservers auth mas dominios que mudaram de dns.

Eu tinha um VPS no Cairo quando o governo do Egito suspendeu as redes internas e acesso ao exterior por uns tempos, e dia sim, outro também, estão ocorrendo interrupções na Tailândia.

A porcentagem seria para ter uma idéia de dados expirados inválidos vs válidos no caso do nameserver local de um TLD não puder ser atualizado com dados do exterior.
    Última edição por 5ms; 18-06-2017 às 19:25.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Estou tentando estimar o impacto de um país suspender a Internet

Não seria dados dos nameservers auth mas dominios que mudaram de dns.

Eu tinha um VPS no Cairo quando o governo do Egito suspendeu as redes internas e acesso ao exterior por uns tempos, e dia sim, outro também, estão ocorrendo interrupções na Tailândia.

A porcentagem seria para ter uma idéia de dados expirados inválidos vs válidos no caso do nameserver local de um TLD não puder ser atualizado com dados do exterior.
    Um estudo similar já foi feito no passado para a zona raiz, vide "Appendix D — Analysis of Root Zone Decay" em
    https://newgtlds.icann.org/sites/def...23jun12-en.pdf

As conclusões me parece que acabam se aplicando a DNS como um todo:

Some'of'the'insights'that'can'be'gleaned'from'this 'include:
    • Using'week'old'data,'all'top`level'domains'would'f unction'correctly.
    • Using'one'month'old'data,'all'top`level'domains'wo uld'function'correctly,'with'the'
    exception'of'1'TLD'which'is'provably'insecure'due' to'a'DNSSEC'key'rollover.'One'other'
    TLDs'would'be'deemed'insecure'as'their'DS'record'i s'not'listed,'but'would'still function.'
    Thirteen'TLDs'are'partially'lame,'due'to'some'name 'server'changes,'but'would'continue'
    to'function'because'they'still'have'operational'na me'servers.
    • Using'three'month'old'data,'two'top`level'domains' would'not'function'correctly'as'there'
    were'no'common'nameservers'in'the'root'zone.'Thirt y`one'TLDs'would'be'partially'lame,'
    but'continue'to'function.'Three'TLDs'would'be'prov ably'insecure.
    • Using'one'year'old'data,'eleven'top`level'domains' would'not'function'correctly'as'there'
    were'no'common'nameservers in'the'root'zone.'142'TLDs'would'be'partially'lame ,'but'
    continue'to'function.'Thirteen'would'be'provably'i nsecure.
    The'most'common'case of'negative'affects that'may'present'is'where one'or'more'name'servers'is'no'
    longer'functioning,'but'others'are'still'functioni ng.'In'such'cases, known'as'having'a'“partially'lame”'
    delegation, clients'will'retry'their'DNS'queries'until'they're ach'the'functioning'name'servers,'resulting'in'
    a'successful'lookup.'The'ability'of'the'DNS'to'be' resilient'to'partial'availability'issues'such'as't his'is'one'of'
    its'strengths.

Permissões de Postagem