Resultados 1 a 3 de 3
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010

Banco Central regulamenta marketplaces como intermediadores de pagamentos

Nova regulamentação do Banco Central afeta os chamados marketplaces, empresas que conectam fornecedores a compradores de produtos e serviços, como Mercado Livre, Uber, ou Get Ninjas (serviços de profissionais como pintores e eletricistas).

Resumo
    18/06/2017

Marketplaces circulam um volume de dinheiro que não é da empresa. A Uber movimenta milhões de reais em pagamentos de passageiros pelas corridas porém a maior parte do montante é dos motoristas. É como se a empresa fosse um banco, com milhares de contas correntes em que circulam valores para terceiros sem passar pelo conhecimento ou regulação do Banco Central.

As últimas circulares do Bacen sobre o assunto passaram a classificar as empresas que retém pagamentos, como os marketplaces, como uma espécie de sub-adquirientes ou empresas intermediadoras de pagamentos, sujeitas à controles da autoridade reguladora do sistema financeiro e ao chamado arranjo de pagamentos – um conjunto de regras para circulação e liquidação de créditos.

Para o cumprimento das novas regras, uma opção para PMEs que operam marketplaces seria utilizar intermediadores terceirizados que operam em conformidade com o arranjo de pagamentos. Moip, Iugu, Pagseguro, Mercado Pago, PayPal, entre outras, exerceriam a função de receber os valores das transações e repartir o que cabe ao marketplace e ao fornecedor, serviço já usualmente utilizado por micro empresas.

Matéria original: http://link.estadao.com.br/blogs/fel...icar-startups/
    Última edição por 5ms; 18-06-2017 às 07:52.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Get Ninjas não faz intermediação de pagamentos ao que eu me lembre, o pagamento não é direto ao prestador ?
    (Eu sei, estava na matéria...)

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Get Ninjas não faz intermediação de pagamentos ao que eu me lembre, o pagamento não é direto ao prestador ?
    (Eu sei, estava na matéria...)
    Eu nunca tinha ouvido falar da Get Ninjas

Mas "marketplace" não seria o caso também dos empreiteiros de obras, por exemplo? Não vejo razão para limitar o entendimento ao canal Internet.

BTW a minha percepção é que em São Paulo, capital, o negócio que mais floresce é o de franquias, mais exatamente aquelas de espertalhões em busca das economias e FGTS de (des)empregados que sonham em ter um negócio próprio. Algumas delas, como a Marido de Aluguel, também poderiam se enquadrar como "intermediadores de pagamentos" se a prestação efetiva do serviço for realizada por um pool de autonomos cadastrados. IMO a "inovação" da Uber é violar leis e regulamentos sem punição e chamar táxi pirata (bandalha) de carona paga.
    Última edição por 5ms; 18-06-2017 às 10:41.

Permissões de Postagem