São Paulo - O Google afirmou nesta terça-feira que fará uma parceria com a empresa Clean Power Finance (CPF) com o intuito de criar um fundo de 75 milhões de dólares para financiar projetos residenciais de energia solar.

O investimento do Google é um voto de confiança para o software da Clean Power Finance, que permite a instaladores de painéis solares oferecer financiamento para proprietários residenciais.

O financiamento vai permitir que até 3 mil proprietários que não querem fazer um investimento inicial grande em um sistema solar tenham painéis instalados em seus telhados, disseram as companhias em comunicado conjunto.

"Muitos instaladores que não tiveram a possibilidade de ter esse tipo de financiamento poderão oferecê-lo, o que os ajudará a aumentar significativamente os seus negócios", disse Rick Needham, diretor de Operações de Negócios Verdes do Google. "É também uma plataforma que pode trazer outros financiadores".

Aumentar a disponibilidade de financiamento para clientes de energia solar também deve ajudar a reduzir o custo da transição para esse tipo de energia, de acordo com Nat Kreamer, presidente-executivo da CPF. Kreamer também ajudou a fundar a SunRun, que permite que os proprietários de imóveis ofereçam leasing de painéis solares.

fonte: Google investe US$75 mi em energia solar - Tecnologias verdes - Not