São Paulo – O Facebook anunciou hoje que construirá um data center na Suécia.

A nova instalação será erguida na cidade de Lulea e será o primeiro data center da rede social construído fora dos Estados Unidos. O Facebook anunciou que pretende erguer outros prédios na região.

Michael Kirkland, porta-voz do Facebook, diz que o data center será usado para suportar a demanda dos usuários na Europa e diminuir o tempo de resposta dos acessos. A rede social é usada por mais de 800 milhões de pessoas e estima-se que 25% destes usuários acessam a rede fora dos Estados Unidos.

O clima frio de Lulea, que permite refrigerar as máquinas mais facilmente, e as fontes de energia renováveis próximas à região, favoreceram a escolha do local. A construção do prédio terá início até o final de outubro deste ano.

O novo prédio em Lulea ocupará um espaço de 27 mil metros. O data center ficará pronto em 2012, mas somente em 2013 ele receberá o tráfego de dados da rede social na Europa, segundo o site Data Center Knowledge.

A construção do novo data center custará entre 329 milhões e 549 milhões de euros. O Governo sueco fornecerá 11 milhões de euros, segundo a ministra da Indústria sueca, Annie Lööf.

mais detalhes: Facebook construir data center na Sucia - TI - Not

ou em: Facebook Goes Global With Data Center in Sweden