Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Procurando...
    Posts
    4,106

    China cria supercomputador com chip próprio

    São Paulo – A China já não depende mais de países como Estados Unidos e Japão para construir supercomputadores para fins militares ou de pesquisas.

    O país instalou, em setembro, mais um supercomputador no Centro Nacional de Supercomputadores. Chamado de Sunway Bluelight, o equipamento usa somente componentes chineses, inclusive o processador – chamado de ShenWei SW 1600. Segundo rumores, o chip teria uma arquitetura idêntica à da Intel Core e demandaria pouco uso de energia para processar os dados.

    Segundo informações divulgadas pelos engenheiros do projeto, o supercomputador chinês pode processar 1 petaflop de dados por segundo – velocidade que pode colocar o Sunway Bluelight na lista dos computadores mais rápidos do mundo. Ele alcança essa velocidade graças ao hardware superpotente: com 8,7 mil processadores RISC de 64 bits (cada um deles com 16 núcleos, 32,7 teraflop de memória RAM e um storage com 150 terabytes de espaço interno e 2 petabytes em um servidor externo. Um sistema de refrigeração por água evita que esse sistema todo aqueça a ponto de derreter.

    O anúncio impactou a indústria da computação e, também, os governos de alguns países. Não pela capacidade do supercomputador, mas sim por toda a sua arquitetura fabricada na China.

    De acordo com alguns analistas, a China demonstra com o equipamento que já domina totalmente a tecnologia da supercomputação. E mostra ao mundo que está intensificando os esforços para dominar este mercado em pouco tempo e, também, virar um grande exportador deste tipo de tecnologia.

    Além disso, o país demonstra que já tem uma comunidade cientifica capaz de desenvolver processadores de ponta. E, assim, fomentar uma indústria forte capaz de bater de frente com gigantes dos chips, como Intel, AMD e Nvidia.

    fonte: China cria supercomputador com chip prprio - TI - Not
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

  2. #2
    Membro
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Posts
    16
    eu tinha lido essa notícia ontem no IDG Now, olha essa parte rs

    A China atualmente tem 61 computadores na lista top 500. Em comparação os EUA tem 255 e o Brasil apenas 2 (na 34ª e 167ª posições) segundo a edição mais recente da lista, de Junho deste ano. O “K Computer” japonês é atualmente o primeiro da lista, depois de derrubar o Tianhe-1A para a segunda posição.

    China cria chips para novo supercomputador - Mercado - IDG Now!

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •