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  1. #1
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    Clientes solicitam o serviço mais não pagam, o que fazer?

    Pessoal, estou passando por um processo delicado em meu negócios, muitos clientes solicitam os serviços que ofereço mas não pagam na data do vencimento da fatura e muito menos depois.

    Entro em contato por email e as vezes até mesmo por telefone mas muitas vezes sem sucesso. É praticamente uns 75% dos clientes que adquirem mas não pagam [Lembrando que só libero os serviços depois da confirmação de pagto]

    - Alguns Soluções que adotei a pouco tempo:

    * Percebi que o boleto não saia com o logotipo do banco.
    * O boleto não tinha o CNPJ/CPF da empresa.
    * Verifique se as mensagens de boas vindas e fatura estavam caindo no SPAM [Não estão]
    * Envio de email personalizado [sem ser de forma automática] colocando meu nome, etc...horas depois de solicitar os serviços.

    Gostaria de saber de vocês:
    - Alguém passa por isso? E inadimplência é grande ?
    - Quais soluções adotar?


    Aguardo as dicas.

  2. #2
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    isso também acontece por aqui e infelizmente, muito com brasileiros, fazem o pedido, não pagam e nem respondem a nenhum email....
    Ricardo Costa | Enzu Inc. | ricardo.costa[@]enzu.com
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  3. #3
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    O pior que quando ligo para o cliente e ele fala que gostou do serviço, vai ser útil para ele e tal..., fala que já imprimiu o boleto, que vai pagar hoje mesmo.

    Ai no dia seguinte não vejo nem cheiro da fatura dele.... será que é mau de brasileiro?

  4. #4
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    teve uma época que isso aconteceu muito comigo também, após conversar com alguns amigos do ramo, cheguei a conclusão, que no meu caso, eram pessoas que achavam que iriamos ativar o serviço antes do pagamento.

    Usávamos o clientexec quando isso mais ocorria, ai conseguimos editar o template dele e colocar um aviso em vermelho dizendo que a ativação não era automática e que ela só ocorreria após o pagamento e verificação do cpf e telefone do assinante.

    coincidencia ou não, isso fez o indice deste tipo de problema cais a cerca de 10% e depois de algum tempo parou.

    você deixa isso claro em seu site? dá uma olhada, pois pode ser que isso te ajude também :-)

  5. #5
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    ótimo dica, acabei de colocar isso no formulário de pedido de serviço.

  6. #6
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    Citação Postado originalmente por bscastro Ver Post
    ótimo dica, acabei de colocar isso no formulário de pedido de serviço.
    legal, não deixe de postar daqui a algum tempo se isso deu algum resultado!

  7. #7
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    Eu tenho tido um indice de "falta de comunicação" com cliente de santa catarina, não respondem e deixam o serviço ser suspenso, só depois entram em contato.

    E no meu caso, os clientes que demonstram maior preocupação em manter seus sites online, estão em recife.

    Apesar deste comentário, sempre existem clientes que tem a maior preocupação em pagar sua fatura...no meu caso é enviada 10 dias antes do vecimento, e sempre tem aqueles que pagam imediatamente...estes são de varios lugares do Brasil.

    E também acredito que seja apenas coincidencia, prefiro não acreditar que faz parte da cultura, mesmo porque em SC tenho bastante cliente bom.

    Acho interessante comentar que eu pedi telefone destes clientes para mudar a forma de abordagem e nem isso eles fornecem heheheheh (pois adquiri estes clientes sem cadastro)
    Última edição por Winger; 09-12-2010 às 08:55.
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  8. #8
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    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    Eu tenho tido um indice de "falta de comunicação" com cliente de santa catarina, não respondem e deixam o serviço ser suspenso, só depois entram em contato.

    E no meu caso, os clientes que demonstram maior preocupação em manter seus sites online, estão em recife.

    Apesar deste comentário, sempre existem clientes que tem a maior preocupação em pagar sua fatura...no meu caso é enviada 10 dias antes do vecimento, e sempre tem aqueles que pagam imediatamente...estes são de varios lugares do Brasil.

    E também acredito que seja apenas coincidencia, prefiro não acreditar que faz parte da cultura, mesmo porque em SC tenho bastante cliente bom.

    Acho interessante comentar que eu pedi telefone destes clientes para mudar a forma de abordagem e nem isso eles fornecem heheheheh (pois adquiri estes clientes sem cadastro)
    relaxa, isso acontece aqui tambem, tenho alguns que só lembram disso depois que sai do ar E eles percebem (o que as vezes tambem demora), tive um caso em que o cliente falou claramente, que esquecia ou deixava para depois pois era apenas uma "merreca" - é mole?

    mas respondi na hora, que o meu problema era a soma das "merrecas" e sitei o famoso "de grão em grão a galinha enche o papo"!

    neste caso, o final foi otimo, pois acabei convencendo ele a pagar anual, ai deixou de ser merreca e não tive mais problemas

  9. #9
    No meu caso não tenho problema, não ativo antes do pagamento, passou do dia do vencimento, servidor bloqueado por 5 dias até ir para o wipe e eu nunca vou no papo "Ativa pra mim que eu pago amanhã".
    Para mim não tem problema o cliente atrasar, não tenho nenhuma despesa adicional....

  10. #10
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    Quer pior? E os depósitos em envelope vazio na sexta-feira à tarde no caixa eletrônico? Essa é velha.

    A maioria dessas assinaturas que querem ativação imediata antes do pagamento é para usos excusos ou para sanguessugas. Quer ativação imediata? Transfere pra minha conta no banco, tenho conta em quase todos eles então não é problema.

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