São Paulo - A TIM pretende atingir a marca de 1 milhão de clientes de serviços de banda larga fixa até 2016, disse nesta segunda-feira o presidente da área, Rogério Takayanagi.

A companhia vai iniciar os serviços de oferta de banda larga fixa no segundo trimestre de 2012, inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.

A banda larga da TIM será oferecida por meio da rede da AES Atimus, empresa adquirida em outubro deste ano, por R$ 1,5 bilhão. Com isso, a nova companhia, que conta com uma infraestrutura de 5,5 mil quilômetros de rede de fibra óptica, passa a se chamar Tim Fiber.

No total, a TIM Fiber vai operar em 21 cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro que juntas, representam, 27% do PIB nacional, segundo a empresa. A velocidade de conexão ofertada será de até 100 Mbps.

Ao integrar suas redes de fibra óptica e móvel, a TIM anunciou também que irá ampliar a velocidade de tráfego de seu serviço 3G para 21 Mbps nas capitais Rio e São Paulo.

“A TIM Fiber é um ativo único, em termos de capacidade, capilaridade e tecnologia 100% fibra óptica. Permite oferecer velocidade máxima tanto no mundo móvel quanto no fixo, onde a banda larga chegará até a 100 Mbps no mercado residencial e a 1 Gbps no mercado corporativo”, afirmou Luca Luciani, presidente da TIM Brasil.

Às 11h24, as ações da TIM exibiam alta de 1,3 por cento, enquanto o Ibovespa mostrava ganho de 1,05 por cento.

i-Fi na Rocinha

Luciani lançou nesta segunda-feira projeto na favela da Rocinha, maior comunidade do Brasil, que proverá acesso rápido à Internet a clientes da TIM. A companhia também pretende instalar uma rede pública em toda a comunidade e para isso deverá utilizar a rede da TIM Fiber.

A TIM instalou antenas na Rocinha que funcionarão como ponto de acesso para conexão sem fio à Internet (hotspots) e informou que planeja ampliar o serviço Wi-Fi a outras áreas onde há grande concentração populacional, como universidades e aeroportos.

O serviço deverá ser lançado na Rocinha ainda este ano e também será oferecido a clientes pré-pagos. Luciani não revelou os investimentos feitos no projeto, que segundo ele não são materiais para o tamanho da companhia. "O grande investimento foi a compra da Atimus, por 1,6 bilhão de reais", disse nesta segunda-feira a jornalistas.

fonte: TIM prev 1 mi de clientes de banda larga fixa at 2016 - Mercado - Not