Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 16
    Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2011

Smile Onde construir um novo Data Center?

Pessoal, bom dia,
    Gostaria de saber quais seriam os critérios para se decidir em que cidade construir um data center?
    Estar até x km perto do mercado consumidor faz diferença?
    Em cidades com indice de qualidade de energia DEC e FEC (ANEEL) até qual limite?
    Existe alguma característica que potencialmente inviabiliza a construção de um data center em uma determinada cidade?

obrigado

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    eu começaria levantando ( o que não é fácil ) os provedores disponiveis aonde voce estiver pensando de contruir
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Você acha que realmente alguém que entenda do assunto vai responder isso? De graça? Sem consultoria?

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    quando comecei a me interessar por este ramo, cerca de 8 ou 9 anos atras, não se achava absolutamente nada sobre geranciamento de servidores ou configuração / manutenção de paineis com cpanel e directadmin que estivesse livre e grátis.

a resposta comum era "contrate um servidor gerenciado ou um administrador linux", esta foi a razão de eu ter me interessado pelo directadmin, pois no forum dele eu encontrava respostas e ajuda, provavelmente, uma estratégia para alavancar ele.

hoje temos toneladas de tutoriais, base de conhecimentos, forum e outros com ajudas abertas e grátis sobre os paines, sistema operacional e firewall (software)

obs - e mesmo assim vejos membros reclamarem de falta de ajuda e de participação de pessoas de conhecimento!!!

porem, em se tratando de construir um datacenter, tambem pelo que aprendi ao longo destes anos, o 'buraco" é mais em baixo mesmo.

fiquei admirado a descobrir a pouco tempo que é possivel de se ter no Brasil, energia elétrica redundante (de duas fontes distintas) algo que eu não imaginaria, pois a distribuidora é uma só. Na conversa, um dos participantes perguntou aonde, e a resposta foi "estou disponivel no momento", logico, o cara é um consultor.

Outro detalhe é sobre os links, pois não existe um "mapa" de por aonde eles passam, mas quem trabalha com isso, ja sabe alguns ou muitos caminhos.

Então, acho que voce poderá ter aqui, uma noção de por aonde começar, e quanto tiver ideia dos custos, se desejar seguir em frente, busque ajuda profissioanl!

espero ter ajudado
    Francisco Dutra
    Analista Suporte Web

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por FDutra Ver Post
    fiquei admirado a descobrir a pouco tempo que é possivel de se ter no Brasil, energia elétrica redundante (de duas fontes distintas) algo que eu não imaginaria, pois a distribuidora é uma só. Na conversa, um dos participantes perguntou aonde, e a resposta foi "estou disponivel no momento", logico, o cara é um consultor.
    Para saber isso não é preciso ser consultor, basta pensar um pouquinho que você vai encontrar vários lugares onde começa a rede de uma distribuidora e termina a de outra. É só um exemplo simples.

Adicionando outro exemplo: a gráfica da Globo gera sua própria energia através do gás natural e a rede da Light é a secundária.

Outro detalhe é sobre os links, pois não existe um "mapa" de por aonde eles passam, mas quem trabalha com isso, ja sabe alguns ou muitos caminhos.
    Onde tem provedor de acesso passa cabo, e se passa cabo...

Lógico que os grandes centros são bem servidos de tudo, mas aí no problema do custo do terreno...

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Um pouco diferente do que o Winger falou, eu acho que a primeira informação que você deve levantar indiferente de ONDE você quer se localizar é quais links você tem disponivel ou interesse em adquirir, se você quer atuar com "co-band" ou "direct band" (acredito q poucos já ouviram esses termos), depois que você tiver algo definido assim como tamanho do link, trafego inicial, etc...

Verifique quais as suas limitações como localidade, exemplo, se você esta ou não limitado a um determinado estado/cidade ou não tem problema em ir pra onde quer q seja pra iniciar.

Depois que você tiver esses pontos definidos, não menos importante serão questões de energia, estrutura fisica (obviamente considerando o brasil e seu clima) um local onde alagamentos e chuvas fortes não irão ser problemas e por ai vai.

Acho que os pontos a serem considerados são tantos que so um extensiva conversa sobre o assunto geraria um topico com informações de qualidade onde um individuo poderia ler e fazer um compacto guia de todas as informações validas e importantes deste.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Citação Postado originalmente por prixone Ver Post
    .......

Acho que os pontos a serem considerados são tantos que so um extensiva conversa sobre o assunto geraria um topico com informações de qualidade onde um individuo poderia ler e fazer um compacto guia de todas as informações validas e importantes deste.
    sim, é preciso avaliar a relação custo x beneficio tambem, o quanto irá se gastar, o retorno que iria ter, etc

como anda acontecendo de pings entre RIO / SP em torno de 140ms fica dificil de achar que seria bom ter um DC no Brasil
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    como anda acontecendo de pings entre RIO / SP em torno de 140ms fica dificil de achar que seria bom ter um DC no Brasil
    Ta dificil mesmo, trabalhar com servidores no brasil.
    Tenho servidores nos EUA, que chegam a ter 119ms ~ 140ms para mim.

Ai vejo que não vale a pena fazer investimento em servidores por aqui.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Citação Postado originalmente por Franklin.ribeiro Ver Post
    Pessoal, bom dia,
    Gostaria de saber quais seriam os critérios para se decidir em que cidade construir um data center?
    Estar até x km perto do mercado consumidor faz diferença?
    Em cidades com indice de qualidade de energia DEC e FEC (ANEEL) até qual limite?
    Existe alguma característica que potencialmente inviabiliza a construção de um data center em uma determinada cidade?

obrigado
    A localização depende do foco do datacenter: hosting, colocation, serviços gerenciados, cloud; cada um vai ter um viés para a distância ser importante ou não.

Em energia, o melhor é buscar as poucas localizações em que mais de um fornecedor de atacado possa te atender... redundância de redes de energia é algo pelo qual vale sair da localização ótima e preferir a localização que tenha isso.

O maior matador de datacenters é a falta de abordagens de telecom. A Alog do centro de SP conseguiu muito de sua clientela pela grande disponibilidade de operadoras (que na cidade de SP só tem a Tivit como comparável).

Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2011

Redundancia

Inicialmente obrigado a todos que estão participando, a discussão realmente está esquentando mais do que esperaria inicialmente. No momento minha missão é indicar onde datacenters poderia se estabelecer em São Paulo.

Realmente locais com redundancia são critícos para o sucesso, a confirmação por parte de pessoas que estão nesse ramo a mais tempo ajuda a ter mais certeza disso.

No entanto ainda não sei onde localizar os locais com redundancia no Estado. Tenho um mapa com as linhas de distribuição e transmissão, mas isso é suficiente para ter uma idéia dos locais com redundancia? se não for então acredito que somente consultando caso a caso...

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem