Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Posts
    1,036

    Serviço DNS Registro.br

    O serviço de DNS incluso do Registro.br já estava no ar há um bom tempo mas não havia detalhamento de seu funcionamento, algo que agora foi corrigido:

    Registro.br - Suporte - Servi

    Serviço DNS autoritativo
    O Registro.br disponibiliza aos seus usuários um serviço opcional de DNS autoritativo, com a finalidade de facilitar o processo de registro de um domínio, bem como promover o uso de DNSSEC na internet brasileira. O serviço possibilita a configuração de servidores DNS autoritativos ao domínio para que este se torne visível na Internet, eliminando assim os impedimentos técnicos para que um domínio seja registrado.


    Utilizando o serviço
    Para utilizar este serviço, basta marcar a opção "Utilizar os servidores DNS do Registro.br" na tela de novo domínio ou configuração de ticket. Uma vez feita esta opção, caso não exista nenhuma outra pendência, o domínio será registrado em até 30 minutos a partir do momento em que foi feito o pedido.

    Também é possível utilizar o serviço em domínios já existentes, selecionando a opção "Utilizar os servidores DNS do Registro.br" na tela de adminstração do domínio.

    Com o domínio já registrado, o usuário pode fazer as configurações DNS desejadas, clicando no botão "Salvar & Editar DNS", na tela de administração do domínio. Existem dois modos de edição de DNS, o modo Básico e Avançado.

    Modo Básico
    Permite apenas que sejam informados o endereço do site e um servidor de email.

    Modo Avançado (direcionado a usuários que tenham conhecimento em DNS)
    Permite que sejam adicionados até 40 Resource Records à configuração DNS do domínio.
    Os tipos permitidos são:
    A - Mapeamento de um nome para IPv4
    AAAA - Mapeamento de um nome para IPv6
    CNAME - Redirecionamento de um nome para outro nome
    MX - Servidor de email
    TXT - Texto livre
    Além disto, são aplicadas as seguintes restrições:
    Caracteres válidos para os nomes são letras de "a" a "z", números de "0" a "9", o hífen, e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç.
    O nome de um Resource Record do tipo CNAME não pode ser vazio, em respeito a especificação do protocolo DNS, visto que já existem records do tipo SOA e NS com nome vazio na configuração DNS do domínio. Vide seção 10.1 da RFC 2181.

    Em ambos os modos, devido ao caráter distribuído das informações DNS, o tempo para que as alterações sejam visíveis em toda a Internet (TTL - Time To Live) é de até 24h.
    Ressaltamos que este serviço não oferece a hospedagem de sites ou e-mails. Estes podem ser contratados de provedores especializados ou configurados para funcionar com alguns sites gratuitos de blog e e-mail como explicado em nossos Vídeos Tutoriais.


    Desativando o serviço
    Caso não queira mais utilizar este serviço, o usuário pode desativá-lo a qualquer momento na tela de administração do domínio. A fim de manter o domínio em pleno funcionamento na internet, deverá também informar pelo menos 2 servidores DNS que tenham autoridade sobre o domínio. A publicação dos novos servidores DNS levará ao menos 2 horas, tempo necessário para a remoção completa da chave DNSSEC utilizada no domínio do sistema DNS. A transição completa para os novos servidores pode levar até 24 horas, devido a informações antigas que podem estar armazenadas em cache nos servidores DNS espalhados pela internet.

    Caso queira voltar a utilizar este serviço, será necessário aguardar 72 horas, contadas a partir do pedido de desativação, para que o serviço fique disponível para o domínio novamente.

  2. #2
    Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Pantanal
    Posts
    142
    obrigado @rubensk pelo detalhamento do serviço.
    Eu venci? Irado...então posso surfar de novo?

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •