Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft possuem grandes planos para este ano, desde novos dispositivos até sistemas operacionais.

Como 2011 já passou, o que será que as maiores empresas de tecnologia têm em mente? Como algumas delas já fizeram grandes anúncios, muito do que pode vir por aí é baseado em rumores. Com isso em mente, veja quais serão as potenciais novidades das cinco maiores companhias de tecnologia em 2012:

Amazon
A empresa que começou como apenas uma livraria é hoje um provedor de conteúdo gigantesco. O novo Kindle Fire conseguiu grande sucesso, e o tablet está começando a aparecer nos ambientes de trabalho - pelo menos lá fora. A empresa deve, em 2012, encontrar maneiras de tornar o Fire mais versátil, e mais versões do Kindle poderão ser apresentadas até o fim do ano - talvez até mesmo na forma de um celular da Amazon. Com a expansão de tipos de dispositivos, a Appstore da empresa deve ganhar maior importância e ser capaz de competir com o Android Market do Google.

Apple
A companhia de Cupertino não costuma compartilhar seus planos futuros, entretanto, baseado nos rumores atuais, os consumidores podem esperar um upgrade na linha de MacBooks Pro. O recurso mais comentado seria uma “retina-display” para o laptop, com resolução de 2880 por 1800 pixels, um sonho para os artistas gráficos. Usuários que vivem com o pé na estrada e gostam da portabilidade do MacBook Air, mas não o tamanho da tela, podem estar com sorte, já que há informações sobre modelos de 14 ou 15 polegadas do notebook. A terceira geração do iPad também deve dar as caras, provavelmente com uma tela de maior resolução e processador mais poderoso.

Facebook
Apesar do Facebook servir nas empresas para distrair os colaboradores, a rede social também é uma ótima ferramenta para se conectar com os consumidores. Além da oferta pública de ações (IPO, em inglês), que começa em 2012, há rumores de que o site pode estar interessado novamente no celular do Facebook - e, com isso, enfatizando ferramentas de localização. Os anúncios devem chegar ao feed de notícias dos usuários, oferendo às empresas uma maneira nova de enviar suas mensagens aos clientes, provavelmente de uma maneira mais precisa.

Google
Sem contar a pesquisa feita no navegador de um PC, o Android se tornou a maneira mais comum com a qual as pessoas interagem com o Google todos os dias. O ano de 2012 verá a versão mais atual do sistema operacional móvel, o Ice Cream Sandwich, que será disponibilizado em diversos smartphones novos, ao mesmo tempo que os upgrades serão disponibilizados para os modelos mais recentes presentes no mercado. O software também é esperado para aparecer nos tablets, apoiado na declaração a respeito do Google estar planejando lançar um “tablet de alta qualidade” para competir com o iPad. Por fim, tudo o que a gigante de Mountain View fizer deverá estar relacionado ao Google+, como apresentação de novos recursos e integração ainda maior com seus outros serviços, tornando quase impossível de ser evitado nas empresas.

Microsoft
Em 2012, todos sabemos o que irá acontecer no quintal da Microsoft: o Windows 8. Com a liberação da versão beta ainda em fevereiro e, como o lançamento oficial deve ocorrer ainda este ano, novos computadores terão o sistema operacional já instalado, trazendo à tona novamente o questionamento se as empresas devem ou não fazer o upgrade. Outro candidato que deve encontrar seu espaço no mundo corporativo é o Kinect, já que o acessório será compatível com o Windows. Ele poderá ser útil não só para videoconferências mas também é uma maneira de utilizar gestos ou mesmo leitura labial para enviar comandos para o computador. Por fim, o Skype, recém-adqurido pela Microsoft, deve expandir suas ofertas para competir com os Hangouts do Google no campo de conversas com áudio e vídeo.

fonte: O que esperar das maiores empresas de tecnologia em 2012? - Mercado - IDG Now!