Os usuários de iPhone 4S consomem duas vezes mais dados que os donos do modelo anterior, o iPhone 4, sinalizando que as operadoras terão que lidar com volumes bem maiores de seus usuários, informa um relatório publicado recentemente pela fabricante de softwares de gerenciamento de rede Arieso.

O smartphone da Apple tem colocado algumas operadoras sob grande pressão desde a sua chegada ao mercado, uma vez que os usuários navegam e usam a nuvem de uma forma que suas redes não aguentam. O iPhone 4S leva o consumo de dados para um novo nível, afirma o relatório da Arieso, que analisa os padrões de uso de pelo menos 1.000 telefones de cada modelo, informou o CTO da companhia, Michael Flanagan.

A mais recente adição à família iPhone é justamente o campeão entre os smartphones quando o assunto é uso de dados. Os donos do iPhone 4S baixam quase três vezes mais dados do que os usuários do iPhone 3G e duas vezes mais que os donos do iPhone 4. Razões para o crescente volume de dados incluem a adição do Siri e do iCloud, afirma Flanagan.

As fabricantes de aparelhos estão constantemente buscando maneiras de diferenciar seus produtos dos rivais, e o armazenamento na nuvem (como o iCloud permite) tornou-se um dos setores de aplicativos mais quentes entre os smartphones. Por exemplo, a Sony Ericsson recentemente fechou um acordo com a Box.net que fornece aos donos da sua linha Xperia (baseada no Android) até 50 GB de armazenamento gratuito.

À medida que mais fabricantes integram armazenamento na nuvem aos seus produtos, mais smartphones terão padrões de uso parecidos com os do iPhone 4S, disse Flanagan.

Os donos do iPhone 4S não são os únicos que baixam muitos dados. Outros usuários pesados são os donos dos aparelhos Samsung Galaxy S e SII, assim como do Nexus One e do HTC Desire S.

O tráfego de upload está crescendo, e colocando mais peso sobre as redes. Nesse quesito, o iPhone 4S divide a liderança com o HTC Desire S. Os donos dos dois aparelhos sobem três vezes mais dados do que os donos do iPhone 3G, revela o estudo.

O levantamento da Arieso também revela que o ela chama de “usuário extremo” domina o uso de dados. Atualmente, apenas 1% dos assinantes de planos de dados consomem metade de todo o plano, e 3% fecham em quase 80% do total permitido, explica Flanagan.

Tudo isso deixa claro que os problemas de capacidade assolando as operadoras móveis no mundo todo vão apenas piorar em 2012, escreve a Arieso em seu relatório.

fonte: Operadoras "sofrem" com consumo de dados do iPhone 4S - Mobilidade - IDG Now!