Após um ano de pacificação do Complexo do Alemão, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou em dezembro, na comunidade de Nova Brasília, a primeira unidade da Praça do Conhecimento. O projeto social, voltado para educação e cultura, conta com a colaboração da Cisco, via Networking Academy, programa que tem o propósito de capacitar profissionais e estudantes na área de Tecnologia da Informação.

A parceria da Cisco com a Praça do Conhecimento vai inserir a comunidade de Nova Brasília em uma rede mundial de educação que atende mais de um milhão de estudantes em 165 países, sendo 25 mil no Brasil. A previsão é que mais de 300 jovens da comunidade sejam formados pelo Networking Academy no primeiro semestre de 2012.

A Praça do Conhecimento contará com dois módulos do programa da Cisco: o IT Essentials, que capacita o estudante para trabalhar como especialista de suporte, técnico de help desk, técnico de redes, profissional de instalação de hardware e suporte de aplicações de software, e o CCNA (Cisco Certified Network Associated), certificação que habilita o profissional a atuar como administrador de sistemas, especialista em Internet, analista de sistemas de redes e dados e como analista de redes e computadores.

O Networking Academy também será oferecido nas próximas unidades da Praça do Conhecimento, que serão inauguradas em 2012, em outras comunidades carentes do Rio de Janeiro. O projeto da Secretaria da Habitação deve ser estendido para a Colônica Juliano Moreira (Jacarepaguá), Pedreira (Costa Barros), Turano (Rio Comprido) e Complexo da Penha.

“A parceira com a Secretaria da Habitação na Praça do Conhecimento reafirma o papel social do Networking Academy para a formação de jovens de comunidades carentes em um setor dinâmico e em constante crescimento, que é a tecnologia da informação”, diz Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil. “O crescimento da economia brasileira e os grandes eventos previstos para os próximos anos serão grandes impulsionadores para a carreira de profissionais de rede.”

O programa Networking Academy na Praça do Conhecimento também incluiu a formação de professores e material didático cedido pela Cisco.

O Cisco Networking Academy é um programa global que combina ensino online e atividades assistidas por instrutores a fim de capacitar alunos com os conhecimentos tecnológicos da Internet. A estrutura do programa consiste em criar uma rede de formação integrada entre a Cisco, organizações, governos e instituições educacionais (denominadas "academias").

Desde que foi lançada no País em 2001, a iniciativa já formou mais de 100 mil estudantes por meio de parcerias com cerca de 300 instituições educacionais e sociais no Brasil, além de prefeituras. A atuação no Rio de Janeiro também inclui o projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Casa Rio Digital, telecentros localizados em regiões carentes da cidade.

fonte: TI INSIDE Online - OUTSOURCING - Cisco lan