-
Kloxo
olá galera
ouvi falar deste sistema, e gostaria de saber onde tem um tutorial pra configurar ele.
estou pensando em pegar um cloud no uolhost e instalar ele e rodar alguns sites de clientes..
vou usar centos
-
considerando que voce não perguntou sobre o cloud do uolhost....
segue um tutorial resumido, se tiver duvidas posta que tentamos ajudar:
Pré-requesitos
1) Um servidor dedicado ou VPS (Xen/OpenVZ/Virtuozzo/KVM/etc) com sistema operacional CentOS ou Red Hat EL (versões 5.1 ou acima). No momento apenas as versões 32-bit destes sistemas são oficialmente suportados. Uma versão 64-bit está prevista para o Kloxo 6.1.1 que está em desenvolvimento.
2) Recomendável mínimo 256 MB de RAM no servidor caso não tenha partição "swap" para instalação (como em VPS openvz). Após a instalação é possível diminuir o uso de memória total incluindo os serviços mínimos do SO e serviços instalados pelo Kloxo para 33 MB.
3) Ao menos 2 GB de espaço livre em disco para o Kloxo e serviços associados.
4) Se o disco foi particionado manualmente e quando aplicável, tenha certeza que a partição /tmp tem espaço suficiente para o processo de backup e pode comportar todos os sites que planeja hospedar (incluindo e-mails e banco de dados). Não havendo espaço suficiente, o backup irá falhar.
Antes de começar...
Todos os comandos necessários para configurar o sistema e instalar o Kloxo devem ser executados como usuário root.
Você deve desabilitar o selinux. Execute o comando "sestatus" para verifar o estado atual. Caso esteja desabilitado ou "disabled", pule para o próximo tópico. Caso contrário:
Editar o arquivo /etc/sysconfig/selinux e alterar a linha para selinux=disabled. Ignore este passo se o arquivo não existir.
Execute:
É recomendável reiniciar o sistema após essa modificação. Confirme novamente com o comando "sestatus" se o SELinux está realmente desabilitado antes de continuar. Caso contrário, repita o processo.
Instalando o Kloxo
Se você NÃO tiver o MySQL instalado:
sh ./kloxo-install-master.sh
Caso MySQL já esteja instalado e você definiu uma senha para o usuário root:
sh ./kloxo-install-master.sh --db-rootpassword=SENHA_DO_USUARIO_ROOT
A instalação deverá prosseguir sem necessidade de intervenção.
Note que nem todos os downloads de pacotes mostram uma barra de progresso mas são realmente baixados e instalados. Não interferir com o processo. Dependendo da velocidade de conexão do servidor, o processo pode levar de alguns minutos a várias horas.
No final você terá uma mensagem em inglês de boas vindas confirmando o final da instalação.
Basicamente a mensagem diz que você pode acessar o painel de controle pela URL:
ou
Note a diferença entre as portas 7778 (http) e 7777 (httpS). Ao confundir as portas você terá uma pagina em branco.
O usuário para acesso é admin com senha admin. Ao fazer o login, será pedido que mude a senha para algo seguro.
Considerações Finais
1) Kloxo não modifica ou gerencia as regras iptables (firewall). Use scripts como CSF ou APF e seus complementos para isso.
2) Se você não está familiarizado com a linha de comando (shell) você pode instalar o Webmin para ajudar nas tarefas de administração básicas. Apenas evite usá-lo para gerenciar serviços do Kloxo como o Apache ou MySQL, por exemplo. CSF (firewall script) inclui um módulo para gerenciamento à partir do Webmin que ajuda bastante em sua configuração.
3) Kloxo não atualiza o sistema operacional ou a ele mesmo automaticamente. Você pode configurá-lo para atualização automatica ou clique no botão "Update Home". Seu SO deverá ser atualizado manualmente com o comando "yum update".
fonte: LxCenter Forum: Portuguese
-
agora vc me deixou curioso!
eu consigo rodar isto tudo no cloud do uol ?
Processadores:
1 core de 1.2 Ghz
Memória RAM:
512 MB
Banda:
2 Mb/s
Input/Output:
Moderado
Armazenamento:
50 GB.
CentOS 5.6 - 64 Bits
com essa configuração acredito que funcione legal não?
-
Acesse LxCenter Forum: Welcome to the forum que inclusive tem uma área em português.
-
Amigo, não faça isto... escolha um datacenter de verdade para ter seu cloud seguro e suporte técnico amigavel.
procure bem na internet ou aqui no fórum tem muita informação boa.
Carlos Nunes
Analista de sistemas
-
Amigo, não faça isto... escolha um datacenter de verdade para ter seu cloud seguro e suporte técnico amigavel.
procure bem na internet ou aqui no fórum tem muita informação boa.
Winger parabéns pelo tutorial, muito bom mesmo!
Carlos Nunes
Analista de sistemas
-
Winger parabéns pelo tutorial, simples e objetivo!
Carlos Nunes
Analista de sistemas
-
 Postado originalmente por carlosnunes
Winger parabéns pelo tutorial, simples e objetivo!
obrigado, mas os creditos são para o pessoal do lxlabs, ele só copiou e colou 
esta tudo aqui: http://forum.lxcenter.org/index.php?t=tree&th=14910&
Última edição por João Frango; 29-01-2012 às 18:48.
Eu venci? Irado...então posso surfar de novo?
-
Só pra reforçar:
PELO AMOR QUE VOCÊ TEM AOS SEUS NEGÓCIOS, NÃO USE UOLHOST.
Posso listar todos os problemas sem soluções e que custaram alguns clientes a menos, e negativação de meus serviços:
- Perda de e-mails (perda mesmo, de 20 dias de e-mails de um domínio, que possuia todos os e-mails via IMAP [ficavam no servidor do UOL sem ser baixado pelo cliente])
- Indisponibilidade de painel de controle
- Indisponibilidade de abertura de chamados após declarar problemas que eles não podiam resolver (bloquearam só o acesso de um domínio, eu tinha vários domínios lá)
- Demora de até 5 dias para mudar uma simples versão de .NET framework 2.0 para 4.0.
- Bloqueio de 24h para e-mails que ultrapassar 3.000 envios/dia. (bloqueia o domínio todo e só desbloqueia após 24h), Li o contrato todo da época, e não existia nenhuma menção dessa limitação.
Perdi um cliente importante só porque disparou sua mala direta 2 dias antes de uma grande feira onde ia expor.
Isso foi só o que lembrei sem pensar muito...
██ Teste de Velocidade
██ Virtualização com Xen PV e HVM
██ Instalação, Configuração e Gerenciamento
██ Servidores Dedicados prontos p/ virtualização
-
Reboot solicitado na sexta às 19h vai ser executado na segunda sabe-se lá que horas
Permissões de Postagem